A Toscana é por excelência a terra dos vinhos de qualidade, de uma boa gastronomia e de fantásticos azeites de olivas. A paisagem encanta os mais indiferentes, inspira os apaixonados, é pura poesia. Vou passar algumas dicas de restaurantes e produtos que conheci na minha última viagem por lá.
A encantadora cidadezinha medieval de Pienza é famosa por seus queijos pecorinos. Esses queijos de leite de ovelha são afinados nas folhas de nozes, palhas e até nas cinzas, que lhe conferem diferentes características.

Dê um pulinho em algum açougue e veja os cortes das carnes, os fantásticos prosciutos, embutidos e mortadelas com pistache.
Fiquei hospedado na bela Montepulciano, cidade com adegas subterrâneas ainda da época dos etruscos. A região de Montepulciano é famosa por seu Vino Nobile, produzido com a uva Sangiovese. Na cidade, o Ristorante Borgo Buio (Via Borgo Buio, 10. tel 0578 717497. e-mail posta@borgobuio.it) é uma boa dica pra comer.
Pier, o simpático e falante dono, conta histórias e fala das celebridades que já passaram no restaurante, como Jack Nicholson e Michele Pfiffer. O ambiente é lindo, aconchegante e de fundo rolam músicas mais antigas, de Edith Piaf a Jorge Ben "sem" Jor.
Outro restaurante emblemático em Montepulciano é o Il Grifon D´Oro do antigo Caffè Poliziano (Via di Voltaia nel Corso, 27. Tel 0578 758615 e-mail: caffepoliziano@libero.it), um dos mais antigos da Itália, datando de 1868. Além de café e restaurante, o lugar sempre foi um ponto de encontro cultural, já foi um cinema, e teve entre seus freqüentadores artistas do quilate de Federico Fellini.
O que me chamou a atenção na comida foi a entrada Patè toscano al profumo di Vin Santo con prugne con lardo di colonnata. Um patè toscano de receita medieval, com o vin santo (vinho licoroso) com ameixa enrolada no lardo (espécie de panceta) da região de Colonnata.
Depois, um Arrosticini alla piastra di Carne Chianina. São espetinhos grelhados, feitos com carne de gado da raça "chianina", da época dos etruscos.
Um ótimo lugar pra provar as iguarias toscanas é o Ristorante Walter Redaelli (53040 Bettolle Sinalunga, Siena tel 0577 623447, e-mail info@ristoranteredaelli.it). Um restaurante que mescla alta gastronomia com tradição.
Outro produto levado a sério na Toscana, assim como em toda Itália, é o tomate.E uma simples bruschetta de pomodoro com azeite de oliva toscana vira algo impressionante!

Não dá pra deixar de falar de outro prato que é um dos símbolos de Firenze, a Bistecca alla Fiorentina. É o mesmo corte do bife americano T-bone steak, que tem partes do filé e contra-filé, com um pedaço de osso. Assado na grelha, é servido macio e suculento...
Não deixe de visitar as inúmeras enotecas ou wine bars de Montalcino, a cidade do famoso vinho Brunello di Montalcino. Aí é possível degustar variados rótulos por taça, como na foto abaixo na Enoteca La Fortezza, junto ao forte da cidade.
Ícones como o vinho "super toscano" Sassicaia você encontra lá...
Ícones como o vinho "super toscano" Sassicaia você encontra lá...
Uma carne amplamente consumida na Toscana é a do cinghiale, o nosso javali. Está muito presente em ragús e nos embutidos feitos aqui. Outra carne típica é a do porco Cinta senese, criado na Toscana pelo menos desde o século XIV. Uma raça rústica, preta e com uma faixa branca na frente. Meio estranho esse bicho...
Não deixe de provar também os Cantucci, biscoitos a base de amêndoas que você encharca de vin santo. Nada mais típico.
Os azeites de oliva toscanos estão entre os melhores do mundo. O aroma e o sabor são intensos e incríveis. E nada melhor e mais simples pra acompanhá-los do que uma fatia de pão.
Onde se hospedar:
Encontrei hotéis nas cidades de Montalcino e Montepulciano no www.booking.com. Reservei o Hotel Granducato em Montepulciano, que está ok, nada de especial. Mas há várias opções no site.
Vôos para Toscana: