
O belo château do século XVIII foi uma das minhas paradas em um dia de calor na região de Bordeaux. Incluída na famosa Classificaçāo de 1855, a vinícola de Pauillac já passou pela māo de 3 famílias nos seus 200 anos de existência.

O vizinho do lendário Mouton Rothschild faz bonito ao apostar na cultura biodinâmica dos vinhedos. Visando a menor interferência possível no solo, até os tratores estāo sendo substituídos pela propulsāo de cavalos.

O tour, que deve ser agendado previamente, continua pelas instalações do velho château. O primeiro vinho da empresa, estagia por 16 meses em barris de carvalho (55% novos).

Como de praxe aqui no Médoc, a maior parte dos vinhedos da propriedade (62%) é de Cabernet Sauvignon. Ao todo sāo 81 hectares, incluindo também Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc. As plantas mais antigas tem em torno de 80 anos de idade.
No processo biodinâmico, a fermentaçāo do vinho é feita com leveduras indígenas e respeita o calendário lunar, além de nāo utilizar defensivos agrícolas. Natureba total...

E por fim, vinho pra coroar nossa visita. O rótulo degustado foi um Pontet Canet 2007, elegante e robusto como um bom Pauillac. Tem boa acidez, frutado, com taninos que enchem a boca de forma macia. Ou seja, gostei!

A deslumbrante vista dos parrerais deixa a degustaçāo melhor ainda...

Vale a pena a visita!

Château Pontet Canet
(visitas somente com agendamento)
Fone: + 33 (0) 5.56.59.04.04
Fax : + 33 (0) 5.56.59.26.63
E-mail : info@pontet-canet.com
33 250 Pauillac, France