domingo, 17 de agosto de 2008

Visita a Concha y Toro

A vinícola Concha y Toro, fundada em 1883 é um gigante andino. Foi fundada pelo empresário e político local Don Melchor de Concha y Toro. A sede da empresa fica há uns 50 Km da capital no Valle del Maipo, na prefectura de Puente Alto. Gigante porque tem ao redor de 7.000 ha de vinhedos próprios e produz algo em torno de 200 milhões de litros de vinhos / ano. Haja brasileiro pra beber tanto vinho! Sim, nosotros somos um dos principais destinos do vinho da terra de Pablo Neruda.

Chegando na propriedade no Valle del Maipo, rodeada por cordilheiras, você vai se encantar com o lugar.

Aí está a casa da família Concha y Toro que foi preservada (hoje funciona um escritório) e um belíssimo jardim. Muitas árvores, flores, pássaros e claro, como diria meu sobrinho, as uveiras (videiras)...

Fiz o passeio onde um guia conduziu o nosso grupo pelos jardins da propriedade e paramos ao ar livre para uma primeira degustação do Casillero del Diablo safra 2007. Aliás o marketing da casa está focado nesse vinho (pelo menos durante a visita), que é um vinho médio, se comparado a outras jóias da empresa.

Após a degustação, fomos passear por entre as barricas de carvalho francês e americano até chegarmos à adega (casillero) subterrânea.

Nesse ponto começa um “show turístico” sobre o casillero del diablo, contada por uma gravação transmitida por caixas de som e com direito a apagar de luzes. Conta a lenda que funcionários da empresa estariam roubando os vinhos da adega. Para acabar com a brincadeira, o fundador da empresa Don Melchor, inventou uma história pra meter medo em seus funcionários: ele estaria deixando o capeta dormir em sua adega em troca de que o coisa ruim cuidasse de seus preciosos vinhos. A pilhagem terminou mas permaneceu a lenda da “Adega do Diabo”.

Na seqüência degustamos a ótima linha Marques de Casa Concha (Merlot, Cabernet Sauvignon e Carmenère). Muito bons vinhos orquestrados pelo enólogo chileno Marcelo Papa.

No final do passeio há um bar onde você pode degustar (terá de pagar por isso) toda a linha de produtos da empresa. Foi aqui que inundei os meus sentidos com um Don Melchor safra 1996. Fantástico, com aromas e gosto profundos e complexos. O safra 2005 obteve fantásticos 96 pontos da Wine Spectator e 94 pontos de Mr. Robert Parker.

Se o seu orçamento permitir, prove o vinho Alma Viva, uma joint venture Chile/França com a empresa Baron Philippe Rothschild. Também agraciado com 95 pontos de Robert Parker para a safra 2005.

O quê: Vinícola Concha y Toro
Onde: Santiago (Puente Alto), 50 Km do centro da capital (aproximadamente 1 hora e 20 minutos).
Visitações: tour guiado. Todos os dias das 10:00 as 17:00 hs (exceto feriados). Deve-se reservar com antecedência.
Tempo estimado: 90 minutos.
Valor: $ 6.000,00 pesos chilenos (aproximadamente US$ 14,00)
Reservas: Tel (56-2) 4765000, ou pelo e-mail: reserva@conchaytoro.cl

Para maiores informações:

- Vinícola Concha y Toro: http://www.conchaytoro.cl/
- Vinícola Alma Viva: http://www.almavivawinery.com/

Veja também:

Um comentário:

  1. Ola, gostei muito do seu blog. Tá me ajudando a elaborar o meu roteiro com mais requinte.
    Gostaria de saber como vc foi a Vinícola Concha y Toro, transporte por conta propria ou por empresa de turismo? Queria saber tb, sobre sua estada em Santiago, é tranquilo sair e andar de transporte publico, pegar um taxi....
    Obrigado,
    Ricardo

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...