domingo, 10 de agosto de 2008

Os sabores do Tirol

Papos de Gourmet esteve hoje no restaurante Pignattela. O lugar fica no distrito de Tuiuty, interior de Bento Gonçalves, próximo a Vinícola Salton. Fomos muito bem recebidos pelo proprietário do local, Ari Menoncin.

Logo de início, ele nos contou que a idéia do restaurante é resgatar o verdadeiro sabor do Tirol, as raízes e sabores que fazem parte da história da Serra Gaúcha e do Vale das Antas. Uma bela iniciativa.
O ambiente é simples, porém a comida é muito saborosa e original. Como entrada foi servida uma sopa de canederli, bolinhas de massa muito bem preparadas com pedaços de salame, cozidas em um brodo (caldo de galinha) espetacular. Minha mãe, que é de origem tirolesa, já fez essa sopa algumas vezes. Porém o canederli do Pignattela é sensacional.


Os vinhos escolhidos foram os da casa Dal Pizzol que estão próximo do lugar, em Faria Lemos, Bento Gonçalves-RS. O cabernet sauvignon mostrou-se imponente, frutado e com toques de cacau. Após, abrimos uma garrafa de Touriga Nacional, uma casta portuguesa. Um belo vinho, menos corpulento e tânico que o anterior, porém muito equilibrado.

Na seqüência foram servidos bigoli al´arrosto (massa com carne de panela) e um belo gnocchi com creme de queijo fontina.



Porém, sem a menor sombra de dúvida, o prato mais instigante ao paladar foi o Cialson Valle d´Antas. É uma espécie de tortéi (massa recheada) doce recheado com bolacha maria, licor de bergamota (mexerica) e damasco. Sensacional!



Dando continuidade, foi servida uma bela salada de batatas coberta com molho de creme de leite, maça ralada e crem (raíz ). Sou apaixonado por salada de batatas e essa estava de cair o queixo.


Fechando a parte dos salgados, foram servidos escalopes de carne de gado marinado com vinho branco e ervas, que estavam muito macios e suculentos.


E para terminar com chave de ouro, mais uma bela combinação de simplicidade, originalidade e uso de ingredientes locais. Um pudim de leite com calda de melado, ingrediente típico do Vale do Rio das Antas. Conferiu exoticidade e cultura a sobremesa. Acompanha dois pedaços da tradicional torta tirolesa, a base de massa de biscoito e geléia de uva. Parabéns aos proprietários!



No restaurante você encontra produtos feitos na região do Vale das Antas, como as ótimas cachaças da Casa Bucco, as grappas da Casa Postal e os licores Splendor.



O quê: Restaurante Pignattela
Onde: Trevo de acesso a Tuiuty. Estrada Buarque de Macedo S/N, Vale do Rio das Antas, Bento Gonçalves – RS.
Telefone: (054) 9986 8859
Observação: atende para almoço de terça a domingo. Sexta e sábado também à noite.

2 comentários:

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...