quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Os sabores da Toscana: o que e onde comer

A Toscana é por excelência a terra dos vinhos de qualidade, de uma boa gastronomia e de fantásticos azeites de olivas. A paisagem encanta os mais indiferentes, inspira os apaixonados, é pura poesia. Vou passar algumas dicas de restaurantes e produtos que conheci na minha última viagem por lá.

A encantadora cidadezinha medieval de Pienza é famosa por seus queijos pecorinos. Esses queijos de leite de ovelha são afinados nas folhas de nozes, palhas e até nas cinzas, que lhe conferem diferentes características.

Dê um pulinho em algum açougue e veja os cortes das carnes, os fantásticos prosciutos, embutidos e mortadelas com pistache.
Fiquei hospedado na bela Montepulciano, cidade com adegas subterrâneas ainda da época dos etruscos. A região de Montepulciano é famosa por seu Vino Nobile, produzido com a uva Sangiovese. Na cidade, o Ristorante Borgo Buio (Via Borgo Buio, 10. tel 0578 717497. e-mail posta@borgobuio.it) é uma boa dica pra comer.
Pier, o simpático e falante dono, conta histórias e fala das celebridades que já passaram no restaurante, como Jack Nicholson e Michele Pfiffer. O ambiente é lindo, aconchegante e de fundo rolam músicas mais antigas, de Edith Piaf a Jorge Ben "sem" Jor.
De entrada comi focaccias com farinha integral e azeitonas pretas inteiras, que achei uma maravilha. Destaque também pra uma entrada com ovo poché, fonduta de pecorino, salada verde funghi porcini.
Outro restaurante emblemático em Montepulciano é o Il Grifon D´Oro do antigo Caffè Poliziano (Via di Voltaia nel Corso, 27. Tel 0578 758615 e-mail: caffepoliziano@libero.it), um dos mais antigos da Itália, datando de 1868. Além de café e restaurante, o lugar sempre foi um ponto de encontro cultural, já foi um cinema, e teve entre seus freqüentadores  artistas do quilate de Federico Fellini.

O que me chamou a atenção na comida foi a entrada Patè toscano al profumo di Vin Santo con prugne con lardo di colonnata. Um patè toscano de receita medieval, com o vin santo (vinho licoroso) com ameixa enrolada no lardo (espécie de panceta) da região de Colonnata.
Depois, um Arrosticini alla piastra di Carne Chianina. São espetinhos grelhados, feitos com carne de gado da raça "chianina", da época dos etruscos.
Um ótimo lugar pra provar as iguarias toscanas é o Ristorante Walter Redaelli (53040 Bettolle Sinalunga, Siena tel 0577 623447, e-mail info@ristoranteredaelli.it). Um restaurante que mescla alta gastronomia com tradição.

Outro produto levado a sério na Toscana, assim como em toda Itália, é o tomate.E uma simples bruschetta de pomodoro com azeite de oliva toscana vira algo impressionante!

Não dá pra deixar de falar de outro prato que é um dos símbolos de Firenze, a Bistecca alla Fiorentina. É o mesmo corte do bife americano T-bone steak, que tem partes do filé e contra-filé, com um pedaço de osso. Assado na grelha, é servido macio e suculento...
Não deixe de visitar as inúmeras enotecas ou wine bars de Montalcino, a cidade do famoso vinho Brunello di Montalcino. Aí é possível degustar variados rótulos por taça, como na foto abaixo na Enoteca La Fortezza, junto ao forte da cidade.
Ícones como o vinho "super toscano" Sassicaia você encontra lá...
Uma  carne amplamente consumida na Toscana é a do cinghiale, o nosso javali. Está muito presente em ragús e nos embutidos feitos aqui. Outra carne típica é a do porco Cinta senese, criado na Toscana  pelo menos desde o século XIV. Uma raça rústica, preta   e com uma faixa branca na frente. Meio estranho esse bicho...
Não deixe de provar também os Cantucci, biscoitos a base de amêndoas que você encharca de vin santo. Nada mais típico.

Os azeites de oliva toscanos estão entre os melhores do mundo. O aroma e o sabor são intensos e incríveis. E nada melhor e mais simples pra acompanhá-los do que uma fatia de pão.

Onde se hospedar:

Pra que pretende fazer uma viagem gourmet pra Toscana, conhecendo vinícolas e restaurantes, minha dica é ficar pelo menos uma semana. Uma boa base pra acomodação é a cidade de Montepulciano  e também Montalcino. São cidades pequenas e charmosas por sua arquitetura antiga e peculiar, que vão transformar sua estadia em uma verdadeira imersão na alma, nas cores e nos sabores da Toscana.

Encontrei hotéis nas cidades de Montalcino e Montepulciano no www.booking.com. Reservei o Hotel Granducato em Montepulciano, que está ok, nada de especial. Mas há várias opções no site.

Vôos para Toscana:

A melhor opção é chegar no aeroporto de Roma. Apesar de ficar a 185 Km de Montepulciano, é bem mais perto do que chegar por Milão. Os preço de vôos que procurei com diversas companhias no www.decolar.com , em baixa temporada, giram em torno de 950 dólares. Vôo direto de Guarulhos para Roma com a Alitália.

8 comentários:

  1. parabéns....todo seu material é muito bom....
    abraços e muito sucesso, ynez tegner

    ResponderExcluir
  2. Esse povo sabe viver.
    Saudades da Toscana...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do Blog. Vou acompanhar para aprimorar meu conhecimento gastronômico. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Pienza é uma das minhas cidades favoritas! :) Não dá para sair de lá sem ter comprado pelo menos 1 pecorino. :)
    Gostei de conhecer o blog.
    Até a próxima! :)
    abs
    Barbara

    ResponderExcluir
  5. Olá Bárbara

    É uma linda cidade mesmo, com queijos deliciosos!

    ResponderExcluir
  6. César de DEUS!!!
    O que foi este seu post???
    Maravilhoso... me deixou com mais vontade ainda... rsrs

    Abs e obrigado pela visita

    Márcio - www.toindoparaaitalia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá César, gostei muito do seu blog, parece que fizemos a mesma viagem ao Chile, Casa Silva, Lapostole, etc.. Pena que trocamos o almoço na Lapostole pela Casa Silva (tb maravilhoso), mais um motivo para voltar ao Chile!
    Estou preparando uma passada de 3 dias na toscana, gostaria de saber se firenze é um bom ponto de apoio e se há a possibilidade de se contratar remis (já que dirigir depois de tantos goles é perigoso...). Vc alugou carro para ir até as vinícolas, reservou antes?

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...