sábado, 19 de setembro de 2009

Leitura gourmet: A Viúva Clicquot

O livro "A Viúva Clicquot" (The Widow Clicquot) da autora Tilar J. Mazzeo conta a história de Barbe-Nicole, a Viúva Clicquot, que assumiu as rédeas do negócio montado por seu marido em 1772. Ainda jovem quando da morte de seu marido, ela acredita e torna a empresa conhecida mundialmente, depois de passar por períodos difíceis.

Além de contar a história da Viúva, as pesquisas da autora para o livro desmistificam algumas crenças, como a de que o champagne foi inventado pelo monge francês Don Perignon. Segundo a autora, quem descobriu a técnica das "borbulhas" foram os ingleses. A apelativa história do monge, ainda de acordo com ela, teria sido uma jogada de marketing por parte dos franceses.

Verdade ou não, o certo é que o livro está repleto de detalhes sobre a história da bebida no decorrer dos séculos, ensinando, por exemplo, que o precioso néctar que degustamos hoje, tem pouco a ver em termos de finesse com o seu ancestral: uma bebida cinza, doce ao extremo e com borbulhas incontroláveis, que deixavam as garrafas mais parecidas com bombas atômicas.

Então aquela velha história de o monge ter dito "estou bebendo estrelas" depois de sorver uns goles de champagne, deve ter sido na verdade "estou vendo estrelas", fato ocorrido após a explosão de uma garrafa ao lado de sua cabeça... rarará.

É importante destacar no livro também o papel da mulher no mundo dos negócios, os preconceitos de uma sociedade machista e a luta da Viúva Clicquot pra passar por cima disso tudo.

Livro mais do que recomendado para os apaixonados por essa bebida e para aqueles que gostam de uma boa leitura. Não perca!

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...