terça-feira, 8 de setembro de 2009

Jantar com Claude e Thomas Troisgros na Mostra Nacional ZH Gastronomia 2009


O jantar do último dia 02 de setembro, na Mostra Nacional ZH Gastronomia, juntou duas gerações do legendário clã dos Troisgros: Claude e seu filho Thomas. Um jantar inesquecível, seja pela comida, pela organização do evento ou pela simpatia dessa família.

A Mostra é um daqueles programas imperdíveis e que todo gourmet deveria deixar anotado na agenda como compromisso. O jantar (R$ 130,00, bebida incluída), começou com uma entrada arrasadora, misturando técnicas francesas e um produto brasileiríssimo, o palmito pupunha. Aliás, o tema da Mostra nesse ano era "A nova cozinha nacional". Pois bem, um palmito pupunha recheado com brandade de bacalhau imperial e azeite trufado. Segundo o próprio chef, uma brincadeira com o ossobuco. Ficou uma "marravilha", é demais...


Pra harmonizar com a entrada, uma Reserve Chandon Brut, brasileiríssima. Foi disparado o melhor vinho da noite, cremosa, muito boa. Provei ainda um Chardonnay Gracia de Chile 2007 que mais parecia um chá de madeira. Boa estrutura, mas desequilibrado. Ainda a cava María Codorniu, com menos acidez e elegância que a Chandon.


O primeiro prato foi um filé de pargo crocante com tomate confit, vinagrete de limão siciliano e açaí. O peixe tem a crocância da farinha de rosca que é mais grossa. O molho é refrescante, ácido e o açaí dá um toque especial e exótico.


O segundo prato foi um canon de cordeiro em crosta de shitake e aipim rôsti. Segundo Troisgros, o "canon" foi o nome dado por seu pai a esse corte servido nesse formato, que é um carrè do cordeiro desossado. O gosto é maravilhoso, assim como a apresentação.

Pra ver por outro ângulo...


De sobremesa um fondant de chocolate ao leite e crumble de cupuaçu. Um sabor de Brasil, combinando perfeitamente o chocolate meio amargo com o doce da calda e a crocância da "farofa".


Claude é um cara carismático e que sabe dar alegria aos seus pratos. Faz isso com maestria, aliando a tradição culinária de sua família e valorizando a riqueza dos ingredientes brasileiros. Longa vida aos Troisgros.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...