domingo, 7 de setembro de 2008

Jantar Sérgio Arno - Mostra Nacional ZH Gastronomia

Na última sexta estive conferindo o jantar do Chef Sérgio Arno na Mostra Nacional ZH Gastronomia. Pra quem não conhece, Sérgio é um dos maiores especialistas no Brasil sobre culinária italiana. Além de chef, é empresário, dono de restaurantes como a rede La Pasta Gialla, Boteco da Pizza/Universidade da Cachaça e do La Vecchia Cucina.

No jantar, tivemos companhias do chef espanhol Jordi Roca, a estrela da Mostra desse ano, e da banqueteira gaúcha Neka Menna Barretto.

O menu foi muito bem elaborado e regado a espumante Cave Geisse e vinhos Sauvignon Blanc e Cabernet Sauvignon chilenos. Como antipasto, o chef serviu uma polenta crocante com bacalhau cremoso e tapenade. Delicioso, o bacalhau estava bem cremoso mesmo, muito bom!


Na seqüência, foi servida uma sopa de peixe e frutos do mar com crostini de alho. O caldo, avermelhado pelo tomate, estava uma delícia, muito saboroso.

Como primo piatto, um tortelli de faisão com pistache e molho de funghi porcini. Uma bela combinação de carne de caça e esse funghi italiano que tem um gosto excepcional.

Já como secondo, chegou até a mesa um vitelo de leite (animal que foi alimentado exclusivamente com o leite materno) ao vinho tinto e especiarias com purê de maça e gengibre. A carne do vitelo é muito branca e macia, devido a sua alimentação. Achei o prato forte demais em espécies, não ficou muito harmônico na minha opinião. Não casa com nenhum vinho porque dá na boca uma explosão de espécies, misturado com o sabor picante do gengibre.


Como sobremesa uma pana cotta com molho de frutas vermelhas e crocante de amêndoas. Boa, com uma bela apresentação, não tão doce e com a acidez do coulis de frutas vermelhas. Faltou um vinho de sobremesa pra harmonizar.

A cada prato o carismático chef explicava as suas elaborações. No final, simpaticamente, se dirigiu até as mesas pra conversar com os convidados.

Quanto ao ambiente do restaurante montado na Mostra: ele é bonito, belas mesas e decoração. O único porém é com relação aos banheiros: não dá pra admitir um banheiro químico num jantar desses. Sei que o evento é no estacionamento do Shopping Iguatemi e não há condições de se ter algo melhor. Nesse caso um evento desse porte deveria ser feito em outro lugar, com mais estrutura e que permita aos convidados fazer um pipi sossegados...

Para saber mais sobre Sérgio Arno: www.sergioarno.com.br

Clique aqui e veja a programação completa da Mostra Nacional ZH Gastronomia 2008.
Veja também:
- Restaurantes em Porto Alegre
- Vinícolas em Mendoza
- Vinícolas na Espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...