quarta-feira, 22 de julho de 2009

Fotos do Jantar Harmonizado da FIS-Brasil

Conforme postei aqui, no último sábado aconteceu a assembléia da novíssima FIS-Brasil e também o encerramento do Curso Avançado de Sommelier. Nessa noite foi servido um belíssimo jantar harmonizado, com presenças ilustres como a do reitor da UCS, do sommelier italiano Roberto Rabachino e do proprietário da Malwee e Vinícola Pericó (São Joaquim), Wandér Weege.

O jantar teve como tema a cozinha do Piemonte. Como antipasto foi servido Carne cruda all´albese. Uma espécie de carpaccio com queijo grana padano.

A harmonização foi feita com a nova Espumante Brut Rosé da Pericó, feita com Cabernet Sauvignon e Merlot. Um belo casamento com esse espumante, que é equilibrado, frutado, com uma acidez bem agradável.

Conversei com o Sr. Wandér, que me contou um pouco sobre os cuidados dos parreirais da Pericó plantados nas altitudes (1.300 m) de São Joaquim. A consultoria técnica está a cargo do Enolab de Flores da Cunha, que vem fazendo um trabalho exemplar, tanto nos parreirais da empresa quanto na parte de vinificação. Brevemente será lançado pela empresa o primeiro Icewine brasileiro.

Como primo piato foi servido um Ravioli del plin cotti nel brodo di gallina, ou ravioli do "beliscão". Super delicado, servido em um pano de prato, com pouquíssima gordura, é recheado com carne de vitela, coelho e galinha. Segundo o italiano Rabachino,a tradição manda que o prato seja comido com a mão. Então tá, ao ataque...

A harmonização ficou por conta do bom chileno Sauvignon Blanc 2005 Leyda Single Vineyard que ficou um pouco acima do delicado prato.

O piatto principale foi o Brasato al Barolo, com seu molho potente, rico em aromas, que casou perfeitamente com o ótimo californiano Cabernet Sauvignon 2006 Cypress Vineyards. O vinho é intenso, longo, e uma explosão de fruta, um vinhão.

Como dolce, uma Torta di pasta frolla ripiena di mele e amaretti al moscato. É uma torta recheada com os tradicionais biscoitos de amêndoas italianos com vinho moscato, uma delícia. Harmonizou igualmente bem com o vinho do porto Osborne Ruby.

Pra aqueles que acharam pouco ainda restaram uns biscoitos tradicionais do Piemonte... uma fartura!


Veja também:

Um comentário:

  1. Continuo a adorar este blog e as fotos destas iguarias. Maravilha!!!
    Bj

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...