terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A imponente Bodega Catena Zapata

Papos de Gourmet Especial em Mendoza

Mais uma vinícola argentina no melhor estilo arquitetura + tecnologia a serviço do vinho. Construída no ano de 2001, a imponente pirâmide Maia... Uêpa! Mas o que faz uma pirâmide Maia na Argentina? esse povo não é nativo do México?


Bem, você pode dizer, ok César, mas quem se importa? Ora, tem todo aquele papo do resgate histórico, das raízes, que eu acho importante e nesse caso fica um pouco distorcido. É como se estivéssemos em Las Vegas ou na Disney... Bom, quero aqui apenas expressar meu contraponto porque, apesar disso, a construção é belíssima, a sua imponência... quando você sobe até o último andar (pelas lindas escadas) da pirâmide e vê os parreirais e a cordilheira, my friend, você esquece tudo isso. Dá uma olhada e me diga se estou errado:


A obra foi inspirada nas pirâmides Maias de Tikal. No interior, uma bela escada avança sobre uma abertura redonda pra alcançar o terraço na parte superior.

Essa unidade da Catena, com capacidade para a produção de 2.500.000 litros, utiliza conceitos de vinificação e equipamentos de ponta: experiências com microvinificação e uvas não prensadas (descendo por gravidade), só para citar alguns exemplos.
A sala de barricas é linda (chamada por eles de anfiteatro), com uma sala de degustações envidraçada ao centro.
Nessa sala encontram-se barricas de carvalho francês (80%) e americano (20%). Também, há uma sala de projeção onde nos mostratam um vídeo sobre a empresa.

Linha de vinhos:

A empresa divide os seus vinhos em vinhos pra exportação e vinhos pra Argentina. O Brasil recebe as duas linhas:

Vinhos exportação:

- Linha Catena Zapata (Nicolas Catena Zapata, Catena Zapata Malbec Argentino, Catena Zapata Adrianna Vineyard e Catena Zapata Nicasia Vineyard)
- Catena Alta (Malbec, Cabernet Sauvigon e Chardonnay)
- Catena (Malbec, Cabernet Sauvignon e Chardonnay)
- Alamos (Malbec, Chardonnay, Pinot Noir, Syrah, Viognier, Seleccion Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Bonarda, Sauvingon Blanc, Merlot, Torrontes, e Seleccion Malbec).

Vinhos Argentina:

- Catena Zapata Estiba Reservada (Cabernet Sauvingon)
- Catena Zapata Malbec Argentino
- Angélica Zapata
- D.V Catena (Malbec, Syrah, Cabernet Sauvigon e Cabernet / Malbec)
- Saint Felicien (Cabernet Sauvigon, Cabernet / Merlot, Chardonnay, Malbec, Syrah, Semillon Doux, Sauvignon Blanc e Espumante Nature)
- Alamos de Mendoza (Malbec, Chardonnay, Pinot Noir, Syrah, Malbec Maceracion Atenuada, Reserve Tempranillo, Cabernet Sauvigon, Bonard, Sauvigon Blanc, Merlot, Reserve Merlot, Espumante extra-brut).


Pontuações:

Os vinhos da Catena receberam boas avaliações da crítica especializada, com alguns destaques:

- Catena Malbec 2006: 91 pontos (Rober Parker). Ótima pontuação para um vinho com um preço bem acessível!
- Catena Malbec 2005: 90 pontos (Wine Spectator)
- Nicolas Catena Zapata 2001: 94 pontos (Parker)
- Catena Alta Malbec 2003: 94 pontos (WS)

Esses são apenas alguns exemplos. Acredito que as pontuações de vinho jamais devam substituir nossas próprias percepções e gostos. Mas elas, sem dúvida nenhuma, dão credibilidade ao enófilo e recompensam o esforço do produtor.

Vinhos degustados:


Dos vinhos degustados (Chardonnay 2005, Cabernet Sauvignon Catena Alta 2004 e Malbec 2005) o que mais me chamou a atenção foi o Chardonnay 2005: fermentado em barricas de carvalho e proveniente do vinhedo Adrianna a 1.500 m de altitude. É o único single vineyard da empresa. Notas de baunilha, cítricas, potente, enche e refresca a boca. Aromas cítricos, abacaxi amêndoa torrada... é desses vinhos pra ficar na memória!

O ponto negativo da nosso degustação é que nos colocaram em um lugar inapropriado pra qualquer amante do vinho, ainda mais levando em consideração a estrutura da empresa: um espaço na recepção da vinícola, sentados em sofás.

Vale a pena a visita pela bela vinícola e de grande história e tradição de vinhos na Argentina, porém não espere a exclusividade e a atenção de uma vinícola menor.

O quê: Bodega Catena Zapata (J. Cobos s/n Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina)
Onde: J. Cobos s/n, Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina
Serviços: Visitação e degustação
Visitas: pré agendar pelo tel 54 261 413 1100 ou no site http://www.catenawines.com/es/contact.html
Onde comprar: Mistral Importadora. http://www.mistral.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...