terça-feira, 2 de setembro de 2008

Boas carnes na Expointer 2008

O gourmet mais antenado já sabe que Expointer é também um sinônimo de comer boas carnes. Ao lado das centenas de raças expostas você pode apreciar também as carnes mais nobres, à sua escolha. Zebu, Angus, Limousin, Hereford, Braford... pra literalmente saciar os maiores desejos carnívoros!

E o que uma carne de Hereford, Braford ou Angus tem de tão especial? Elas são as mesmas raças usadas por nossos hermanos argentinos (que fazem sucesso no mundo todo) e que, segundo os especialistas, têm um marmoreio (quantidade de gordura entre as fibras musculares) maior em relação às raças utilizadas no Brasil (como o Nelore). A Argentina consegue um valor agregado maior do que o Brasil na venda de carne ao exterior por sua reconhecida qualidade.

E pra saciar os meus desejos por um bom pedaço de carne, fui parar no restaurante da Associação dos Criadores de Hereford e Braford, lugar conduzido pelo Régis (do galeto by Régis). O calor dessa tarde de terça estava insuportável e cheguei na hora do rush, no almoço. Mas a espera valeu a pena. As carnes vieram servidas em forma de rodizío e grelhadas. O entrecot estava fantástico e o molho chimichurri me trouxe a sensação de estar em plena Buenos Aires comendo uma parrillada. O buffet de saladas tem boas opções verdes, sem se extender muito. Chope após chope (e nada melhor num calor infernal) estando numa churrascaria o que vale mesmo é o sangue, a carne. E nesse caso de Hereford certificada, pelo frigorífico Silva.

O grande barato de ir até lá comer não é o ambiente, que está longe de ser bom. E nem a qualidade da carne (que é ótima), mas carne certificada de Angus você pode comer numa churrascaria chique, com ar condicionado e um buffet de saladas e pratos impensáveis. O legal disso tudo é estar na exposição e ver o seu bifão em pé, robusto, com pedigree, pronto para ir a um leilão. É saber da onde vem o alimento, qual a sua cara, a sua raça. É muito mais do que o tournedo ou o escalope que o chef fez e está no seu prato bem decoradinho. É gastronomia cultural, é a alma da carne. Vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...