segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cairo: Restaurante Abou El Sid

Para quem for pro Egito, mais precisamente para o Cairo, uma boa dica é o restaurante Abou El Sid, de comida egípcia. Fui na filial que fica no centro comercial City Stars, que reúne shopping, aparts e hotéis. Aliás, uma boa dica é ficar hospedado por aí.

A decoração é bem bacana, cadeiras de madeira e objetos emprestam uma atmosfera única ao lugar.
Pra quem quiser entrar ainda mais no clima, como os locais, fume a shisha (10 libras egípcias), de variados sabores.

Pra começar, optamos por algumas entradas, ou mezze, ( 48 libras egípcias): falafel, charutinhos de folha de parreira recheados com arroz, tahine e besara. Maravilha!
Pois bem, o falafel, que é um bolinho frito, geralmente feito de favas, estava divino. As "pastinhas" acompanhadas com o pão "chato", igualmente boas. Destaque para a Besara, que é feita com fava e coentro, uma delícia. A tahine, bem conhecida aqui, é feita com sementes de gergelim.

Com toda essa comida, poderíamos ter ficado por aqui. Mas a verdade é que no Egito a mesa é sempre farta. Pedimos então o Circassian Chicken (50 libras egípcias), uma receita antiga, um frango com molho de nozes, acompanhado com arroz branco.
Gostei do frango, mas acho que poderia estar mais temperado. Ou talvez as entradas estivessem temperadas demais... Sei lá!

E pra acompanhar, nada melhor do que a bebida conhecida pelos egípcios a milhares de anos, antes mesmo de JC chegar na Terra: ela mesma, a nossa cervejinha de cada dia. Pedimos a ótima Sakara Gold, feita aqui pela subsidiária da Heineken. Bem amarguinha e com bom corpo, prove.
Pra terminar, o ótimo café turco, mais forte, saboroso e que fica a borra no final. Você encontra em qualquer lugar do Egito.

Lembrando que cada dólar vale hoje cerca de 5,56 libras egípcias.

Essa é uma boa dica do Cairo, não é um lugar cheio de turistas, é freqüentado pelo povo daqui. Mas uma boa dica mesmo é não ir com muita sede ao pote na culinária local. Eu como tudo e dificilmente passo mal. Mas o tempero aqui é uma paulada: não cheguei a passar mal, mas fiquei com o estômago embrulhado alguns dias. Então, é bom ter cautela. Cuidado com a "maldição do faraó"!

O que: Restaurante Abou El Sid (Localizado no 6º andar do complexo de shopping e hotéis chamado City Stars.www.citystars.com.eg)

Veja também:
- Espanha: Dicas de Barcelona
- Espanha: onde comer em Madri
- Espanha: tapas em Logroño, Rioja
- Itália: os sabores da Toscana
- Chile: winetour pelas vinícolas chilenas

Um comentário:

  1. Genteeeeeeeeeeeee
    que delícia!
    o que é esse charuto de parrera? Estou salivando....hehehehe

    Michelle Nasser
    Assessora de Imprensa
    Restaurantes Madero|Durski
    Curitiba-Camboriu-Goiânia

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...