segunda-feira, 6 de julho de 2009

Bodegas Ysios


Papos de Gourmet especial na Espanha

A Bodegas Ysios é mais uma vinícola com arquitetura ousada de Rioja. Parece que a tendência aqui por essas bandas é seguir o novo mundo, o que se reflete também em seus vinhos modernos. Empresas como Marques de Riscal, Darien e Baigorri estão na vanguarda dos vinhos espanhóis.

Localizada em Laguardia, essa esplendorosa vinícola pertencente ao Grupo Domecq tem o telhado que parece imitar a Sierra Cantábria. Inaugurada em 2001, o projeto do arquiteto Santiago Calatrava na verdade foi inspirado em uma taça de vinho.

Na frente dela, parreirais plantados e um espelho d´água. Tudo muito chamativo, convidativo.

Saímos de Logroño em direção a Laguardia (cerca de 30 minutos) e não contávamos com um detalhe... o GPS do nosso carro enlouqueceu! Chegamos um pouco atrasados ao passeio pela vinícola, que tem hora marcada. A visitação dura em torno de uma hora ao custo de 5 euros, incluíndo degustação do vinho Ysios Reserva.

De cara chegamos na sala de barricas que conta com cerca de 1.300 delas, sendo 60% carvalho francês e 40% americano. A produção de vinhos é de 380.000 garrafas / ano.

No total são 70 ha de uvas plantadas. A empresa possui vinhedos com até 55 anos de idade, reservados para os vinhos de edição limitada. A produção é exclusiva de vinhos reserva, todos 100% tempranillo.

No final do passeio pela empresa, chegamos a sala de degustação onde se tem uma bela visão dos parreirais em frente a empresa. Aí degustamos o bom Ysios Reserva 2004.

O destaque da empresa fica por conta do Vinho S.I.C., o "vinho de autor" da empresa. Com produção limitada a 5.000 garrafas é feito para pessoas "Sensibles", "Inteligentes" y "Cultas", daí o nome. Tive a oportunidade de degustá-lo as pressas depois, o vinho é bom mesmo. Não segue normas da DOC, não é exportado e é vendido em restaurantes como o El Bulli. Veja a garrafa como é bem diferente:


Depois do belo passeio voltamos pra Logroño. A noite prometeria boas "tapas" e "copas" de vinho na simpática cidade.

O quê: Bodegas Ysios (Camino de la Hoya, s/n, La Guardia, Álava, Espanha. Tel +34 945 600 640. E-mail: ysios@domecqbodegas.com)
Serviços: visitação e degustação (Eur 5,00) com duração de 1 hora. Reservar com antecedência.
Mais informação: http://www.domecqbodegas.com

Veja também:

Um comentário:

  1. Essas vinhas estão abertas para visitação no mês de janeiro?
    abraço.

    se puder, responda para tarcisioaraujo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...