quinta-feira, 21 de maio de 2009

Visita a Marqués de Riscal

Papos de Gourmet especial na Espanha

A arquitetura da vinícola Marqués de Riscal é de impressionar: parece que uma espaçonave pousou em meio a construções antigas. Idealizada pelo arquiteto canadense Frank Gehry, a construção em titânio e aço inoxidável não passa despercebida em meio a antiga bodega (de 1858), no complexo chamado Ciudad del Vino. As várias cores lembram as cores do vinho e seus elementos, como o cinza da cápsula.


A visita é pra lá de interessante, o tour leva as pessoas a uma viagem histórica pelo passado e futuro da empresa. O conceito, que se reflete em seus vinhos, é preservação do passado e olhos no futuro.

Segundo a menina que nos atendeu, são levados em consideração 3 critérios principais pra elaboração dos vinhos da empresa: a uva (próprias), vinhedos (ao redor de 1500 hectares) e idade dos vinhedos. A colheita das uvas e a seleção de grãos é feita de forma manual.

A empresa tem aproximadamente 37.000 barricas de carvalho francês! Parece um mar de barricas, veja na foto todas elas empilhadas pelos inúmeros corredores. Só pra dizer que não sou mentiroso!


Há um sistema de informática invejável que controla tudo que se passa dentro da vinícola. Um grande painel eletrônico centraliza todas as informações.


Seguimos o passeio na "bodega antiga" (ano 1860). Nesse lugar, que serve como acervo histórico, estão guardadas garrafas desde o ano de 1862 até hoje, no que chamam de "catedral".

Bem interessante é o sistema de abertura dessas garrafas antigas: pra não estragar a rolha, utilizam uma espécie de tesoura quente pra cortar o vidro, e depois esfriam com água. Dessa forma a rolha sai intacta, junto com o vidro!

Há ainda um vinho feito especialmente para o Rei da Espanha Juan Carlos e a Reserva Especial do arquiteto Frank Ghery. Chique, hein?

A empresa produz em torno de 5 milhões de garrafas em Rioja, além de produzir outras 4 milhões de vinho branco em Rueda. A exportação é grande: 75% da produção é destinada ao exterior, pra mais de 70 países.

No final, a tão esperada degustação. Provamos dois vinhos incluídos no preço da visitação (Eur 10). O primeiro foi um branco que produzem na região de Rueda, composto por 85% de uva Verdejo e 15% Viura, 13º. É um bom vinho, com aromas de abacaxi e pêssego. O segundo foi um Marques de Riscal Rioja 2003.

De cor cereja, é tânico e elegante, possui aroma que lembram frutas vermelhas. Composto por 90% de Tempranillo e 10% de Graciano, graduação 14º. Um bom vinho!

É impossível ficar indiferente a beleza dessa estrutura. Sem dúvida um dos complexos vinícolas mais bonitos que já visitei. Pena que me faltam alguns euros pra poder me hospedar no magnífico hotel/spa do Frank Gehry... C´est la vie!

O quê: Marques de Riscal (Calle Torrea, 1 El Ciego, Alava - Rioja. Tel 9456 06000. E-mail: marquesderiscal@marquesderiscal.com ). Fica há uns 25 Kms de Logroño.
Serviços: visitação (Eur 10,00, com degustação de 2 vinhos, duração 90 min, reservar com antecedência). Além disso possui restaurante, hotel (luxury collection) e spa.
Mais informação: www.marquesderiscal.com

Veja também:

2 comentários:

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...