quinta-feira, 1 de julho de 2010

Bistrô da Casa de Madeira: a autêntica cozinha italiana no Vale dos Vinhedos

A Casa de Madeira, no Vale dos Vinhedos, que já é famosa por suas geléias e sucos, resolveu inovar. Na antiga casa, com porão de pedra, foi aberto um bistrô que visitei semana passada.

Além de aconchegante, a casa de construção anterior a 1900 é cheia de importância. Para os padrões da época, processava a enormidade de 150.000 kgs de uva e foi a primeira casa da região com o privilégio de ter um banheiro! Outros tempos...

A Casa Valduga, do qual a Casa de Madeira faz parte, resolveu restaurar o lugar e colocou vários objetos da época: móveis antigos e objetos, que dão um clima todo especial ao lugar. As pedras no porão não tem rejunte de cimento. Foi por aí mesmo que eu fiquei.
Logo de entrada, me encantei com o delicioso antepasto: caponata, pimentões verde e amarelos e um queijo gorgonzola com geléia de morango e pimenta que é uma maravilha.
Além da valorização das geléias, o menu segue a linha histórica da casa e resgatou a culinária original dos imigrantes. Para isso contrataram um historiador que traduziu na mesa o que era a substanciosa dieta da imigração italiana: carnes de caça, massas cortadas na faca, gnochi e outros mais. O carro chefe da casa é a deliciosa codorna in pignatta, que acompanha o Piatto Imigrante 1876 (R$ 49,50 para duas pessoas), além de tagliatele (cortado a mão), nhoque de batata doce e polenta. A codorna tem um molho especial com vinho tinto, uma delícia. A apresentação diz tudo...
Pra quem é mais light, como alguns amigos da mesa, vale a pena provar o salmão em crosta. Claro que eu não poderia deixar de provar...
A Vacca (R$  25,00) é um medalhão de filé alto ao molho de vinho. Detalhe: é flambado na grappa. Pra acompanhar a carne, as geléias gourmet da casa. Delícia...
Pra harmonizar, o bom vinho Casa Valduga Premium Cabernet Franc 2006. Frutado, bons aromas no nariz, equilibrado e com um bom corpo.

Depois de toda essa comilança, não dá pra deixar de passar na lojinha ao lado.Tem vinagre balsâmico da casa e claro, as geléias. Destaque para a linha gourmet nas versões Malbec, (que foi usada no molho agridoce da salada), a de Morango com pimenta, e a linha original feita com o suco, receita dos imigrantes. E em breve, a Casa de Madeira vai lançar a geléia de Grappa.
Pra quem até agora só conhecia as já famosas geléias da Casa de Madeira, vale a pena provar a comida do bistrô!

O que: Bistrô Casa de Madeira (Linha Leopoldina, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves-RS. Próximo a Casa Valduga. De segunda à sexta, das 11 h às 14 h. Tel 054 2105 3122)
Mais informaçãowww.casamadeira.com.br

Veja também:
- Bento Gonçalves: Sapore e Piaccere, Caffé, Cuccina i Altri
- Vale dos Vinhedos: O charme do restaurante do Spa do Vinho
- Caminhos de Pedra: o restaurante Casa Vanni
- Garibaldi: A cozinha italiana da Trattoria Primo Camilo
- Garibaldi: Di Paolo, o melhor galeto do Brasil

Um comentário:

  1. obs: a casa esta aberta a partir das 12 horas as 15 horas. E o telefone para contato é (54) 3453-5678. obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...