sexta-feira, 23 de julho de 2010

As tapas e a cozinha espanhola do Arola Vintetres



Em São Paulo, não poderia deixar de visitar o meu grande amigo e sommelier Yugo Miyashita, do Restaurante Arola Vintetres no Hotel Tivoli. Um cara com um grande conhecimento em vinhos e com um talento raro. Foi uma noite pra lembrar nossa winetrip pela Espanha, regada a tapas e muito vinho!

Quem assina o menu do restaurante é o chef Sergi Arola, estrelado pelo Guide Michelin. Arola tem um dom especial para dar sua cara a clássicos da cozinha espanhola. Belas apresentações, mas com sabor acima de tudo.

Na maravilhosa vista que o restaurante tem, do alto do 23º andar, começamos o nosso "tapeado": pão com tomate, um clássico catalão, e gazpacho. No words...
Para acompanhar, Dom Perignon Rosé Safra 1998. Clássico champagne, com 12 aninhos. Agradavelmente ácida, perlage finíssimo, aromas sutis de frutas vermelhas, frutos secos, pão tostado. Na boca, muito cremosa.
Na sequência, uma seleção de ótimos queijos e embutidos. Arriba!
A releitura das patatas bravas do chef é algo. Uma tapa clássica, vendida em qualquer bar da Espanha, com uma apresentação original: batatas em formato cilindrico, ocas por dentro, recheadas com salsa picante e aioli. Como se diz aqui no sul, agora me caiu os butiás do bolso... Genial!
A propósito, essas batatas foram premiadas no Madrid Fusión. Continuando, o saborosos pulpo a la gallega e ravióli de rabo de boi Wagyu. Joder tío, que pasada!
Seguindo nossa grandiosa noite, robalo assado com mini verduras e redução de clorofila. Casquinha crocante, peixe macio e saboroso.
O vinho escolhido pra harmonizar os próximos pratos (sim, tem mais!) foi o Rioja Crianza Ontañon 2004. Um vinho intenso, macio e que me trouxe um aroma mais do que familiar: a geléia de figo da Dona Jurema, minha mãe. Adoro quando isso acontece! O vinho e a comida tem a incrível capacidade de nos trazer de volta essas lembranças. E quem viu Ratatouille, sabe do que eu tô falando!
Continuando, mais clássicos. Panceta (barriga) de leitão confitada em baixa temperatura com purê de abóbora e manga. O cochinillo lechal (leitão que mama), pobrezinha da criança, é uma carne nobre na Espanha, muito macia, aqui acompanhada com um purê com um toque tropical da manga, bem exótico.
O vinho espanhol harmonizou muito bem com o lombo de kobe beef com cebolas glaceadas e purê de cogumelos. Um prato que não precisa de moléculas e espumas pra mostrar porque veio ao mundo, é o que eu chamo de comida de verdade. Sem explicação...
Agora uma pausa pra limpar o paladar antes da sobremesa: sorbet de lichia, tangerina e limão.
Pra encerrar, o momento dulce Arola. Três pequenas sobremesas de morango, abacaxi com pimenta rosa e musse de chocolate meio amargo. What a moment...
Foi uma das melhores experiências gastronômicas que eu fiz até hoje. Sabores, ótima comida, lembranças ao lado de amigos. Quer algo melhor do que isso?


O que: Arola Vintetres (Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej. Alameda Santos, 1437 Jardins, São Paulo. Tel 11 3146 5923, e-mail arolavintetres@tivolihotels.com. Aberto para jantar: segunda a quinta das 19h às 24h, sexta e sábado das 19h às 21h, domingo das 19h às 23h).
Mais informaçãowww.arolavintetres.com

Veja também:
- Dubai: Um drink no Burj Al Arab
- São Paulo: a cozinha criativa do Restaurante Maní
- Espanha: três lugares pra comer em Madri
- Espanha: winetour na Bodegas Darien
- Espanha: Mercado de la Boqueria em Barcelona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...