quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Vinícola Nieto Senetiner

Papos de Gourmet Especial em Mendoza
Essa vinícola mendozina foi fundada no ano de 1888 por imigrantes italianos e está localiza na privilegiada região de Luján de Cuyo. Pertenceu a diferentes famílias, até que a família Nieto Senetiner a comprou no ano de 1969. Em 1998 a empresa foi adquirida pelo Perez Companc Family Group.

O estilo antigo da vinícola, as árvores e a abundante natureza fazem dela um belo lugar pra uma visitação. Logo na chegada nos deparamos com vários pés de oliveiras antigas.

A produção é de 1.500.000 de litros porém segundo a empresa, o rendimento por hectare é baixo, na faixa de 5 a 12 ton / ha. A Nieto Senetiner possui 300 hectares de vinhedos próprios em Lujan de Cuyo (Agrelo, Vistalba), e Tupungato. Mas também compram uva de outros produtores. Não chegamos a conhecer a estrutura da vinícola, pois estávamos atrasados e passamos direto a degustação.
Linhas de vinho:
- Cadus (Malbec, Cabernet Sauvigon e Syrah): single vineyard, origem Agrelo, Lujan de Cuyo. Vinhedos de 1918. Passagem de 24 meses por barricas de carvalho francês de primeiro uso e 12 meses de afinamento na garrafa.
- Bonarda 2002: vinhas de 1973 e 1050 metros de altitude.
- Don Nicanor (Cabernet Sauvigon, Malbec, Merlot, Blend, Tardio e Syrah): vinhedos de 40 a 45 anos de Agrelo e Vistalba. Produção de 6 ton / hectar.
- Nieto Senetiner (Cabernet Sauvigon, Malbec, Syrah, Merlot, Malbec DOC e Chardonnay): vinhedos de 30 anos.
- Benjamin Nieto (Cabernet Sauvigon, Malbec, Chardonnay, Tempranillo e Syrah)
- Espumantes (charmat longo): extra brut e brut nature
Vinhos degustados:

1) Benjamin Nieto 2008: o vinho não é filtrado e não possui passagem por carvalho. Cor púrpura, jovem, frutado e médio corpo. Percebe-se o álcool.
2) Nieto Senetiner Malbec 2006: 12 meses de carvalho de 3º uso. Bom corpo, denso na taça. Aromas de frutas maduras, cereja preta. A colheita é feita de fevereiro a abril.
3) Don Nicanor Malbec 2005: vinhedos (de 1916) com produção de 7 ton/ha. Passagem por 18 meses em barricas de segundo uso. Aromas de marmelada e ameixa, bom corpo.
4) Cadus Malbec 2004: feito igualmente com uvas de vinhedos de 1916. 2 anos de passagem por barricas novas e 2 anos de afinamento na garrafa. Graduação de 15º. Vinho concentrado, vermelho rubi.
Depois da degustação, fomos recebidos para o almoço em um lugar bem agradável. A refeição oferecida na Nieto é típica argentina: empanadas, saladas, chorizo, morcilha doce e carne maravilhosamente bem assada. Aliás uma ótima harmonização ficou por conta da morcilha doce com o vinho Malbec, que vale tanto pela t
extura e doçura quanto pela afinidade regional. Claro, mas só pra que não se importar de comer a típica salsicha argentina com cor de sangue! A propósito, eu não me importo nem um pouco, acho uma delícia.

Na hora do café fomos para uma varanda ao lado fazer digestão enquanto olhávamos as belas videiras antigas da propriedade. Nada mais merecido depois de umas boas garfadas...
O quê: Bodegas Nieto Senetiner (Guardia Vieja S/N – Vistalba – Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina). Tel (0261) 4980315 / 4984027. E-mail: turismo@nietosenetiner.com.ar
Serviços: Degustação, almoço e cursos de degustação. Agendar previamente.
Maiores informações: www.nietosenetiner.com
Onde comprar: Casa Flora www.casaflora.com.br
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...