sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cenários e tendências do vinho

O que vai acontecer no mundo do vinho nos próximos anos? Quais as tendências?

Ontem tive o privilégio de assitir na Fenavinho Brasil 2009 a palestra do único brasileiro (e sul americano) com o título de Master of Wine pela renomada Wine & Spirits Education Trust, Dirceu Vianna Jr. Ao redor de 250 pessoas no mundo somente pertencem a esse seleto grupo. Além de educar as pessoas ao mundo do vinho, o brasileiro radicado em Londres há 20 anos dá consultoria para importadores de vinhos. 

Bem, mas quais as novas no mundo do vinho? Segundo o nosso "Ayrton Senna" do vinho aí vão algumas tendências do mercado no mundial:

- Vinhos rosés estão na moda no velho continente, fenômeno que não se repete na terra do Tio Sam.
- Espumantes: o aumento do consumo do Brasil é seguido lá fora também. O consumo está aumentado em um percentual maior do que o de vinhos tranquilos;
- Vinhos para consumo imediato: a maior parte dos ingleses consome seu vinho nas 24 hs seguintes depois da compra. Há uma tendência portanto para o consumo de vinhos "prontos";
- Madeira: os americanos estão preferindo vinhos com menos madeira do que costumavam beber;
- Saúde: tendo em vista o bem estar, as tendência é a opção por vinhos menos alcóolicos, com 12 a 13º;
- Ecologia: garrafas imponentes e pesadas? No way! Os ingleses estão olhando de cara feia pro vinho que utiliza uma quantidade vidro em excesso na composição de garrafas, poluindo mais o meio ambiente;
- Tampa rosca & Bag in box: a nada romântica, porém prática tampa rosca, ganha mercado assim como o bag in box;

Vianna ainda falou sobre a crescente qualidade dos vinhos brasileiros que estão conquistando adeptos lá fora. A empresa Coe Vintners na qual Dirceu trabalha, importa alguns vinhos da brasileira Miolo Wine group. Confira no site http://www.coevintners.com

3 comentários:

  1. César, não sei se é uma tendência, mas vejo um grande movimento para tornar o vinho uma bebida mais popular, ao preço de uma garrafa de cerveja. E porquê não?!

    Nos EUA a Bronco Wine jà està fazendo isto, vendendo òtimos vinhos por apenas US$ 1,99. O segredo? Produrir milhões e milhões de litros de vinho.

    Tomara que este dia chegue logo ao Brasil e eu possa ir ao supermercado e comprar 5 garrafas de vinho por R$ 10,00!

    Afinal, o que hà de tão espetacular para as vinìcolas brasileiras, principalmente do Vale dos Vinhedos, cobrarem 30, 35, 40 reais por vinhos normais?!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Realmente essa é uma questão muito ampla, mas hoje o que eu vejo é que os distribuidores de vinho ainda ganham muito dinheiro por vinhos que muitas vezes são acessíveis se comprados na vinícola. Por um vinho de USD 1,99 não podemos esperar muita coisa, nem aqui nem em qualquer parte do mundo. A escala pra reduzir preço influencia, mas milagre ninguém faz.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...