sábado, 8 de maio de 2010

Viagem ao Cairo: Mercado Khan El Kalili

O Egito é um país de vários contrastes. Pirâmides monumentais e cheias de história e uma rica gastronomia constrastando com o trânsito caótico e a pobreza do Cairo, com seus mais de 17 milhões de habitantes.
Nesse turbilhão de gente, um belo (e imperdível) lugar, que retrata fielmente esse  caos irresistível, é o Khan El Kalili Bazaar. Um imenso mercado no coração do Cairo, que funciona há mais de 600 anos.

Um mar de gente circulando e tentando te vender de tudo por qualquer libra egípcia. Engraçado ver os pães árabes flutuando em meio as ruelas.
Daria pra encontrar o Khan El Kalili só pelo cheiro das especiarias, essências e comidas. Tudo vendido a granel: canela, cardamomo, gengibre, hibisco (karkadeh), grão de coentro, baunilha, açafrão, incenso... Especiarias que na idade média eram vendidas a preço de ouro na Europa. Outras épocas, em que elas tinham o papel, dentre outras coisas, de conservar a carne.
É um mundo a parte observar os nativos fumando a shisha em becos, tomando chá preto ou simplesmente jogando. 
Aproveite para comer  um koshary, comida de rua que mistura massa, lentilha, arroz e grão de bico. Fique perdido entre as centenas de lojas, que formam um imenso shopping ao ar livre, cada uma com sua especialidade.
Uma boa dica no Khan El Kalili é fazer uma parada no Naguib Mahfouz Café (aberto das 10 h às 2 h). Esse café era o lugar preferido do novelista egípcio, ganhador do prêmio Nobel, Naguib Mahfouz, um lugar bem tradicional. Eu e a Fê paramos lá pra tomar um chazinho e um café turco. A atmosfera é bem egípcia e parece ter boa comida, que não provamos.

Além do Naguib, há várias outras opções no Khan El Kalili. E um bom chá  estará sempre esperando por você.

O que: Khan El Kalili Bazaar, Cairo, Egito (Aberto diariamente, das 7 h às 19 h).

Veja também:
- Egito: Restaurante Abou El Sid
- Chile: almoço na vinícola Lapostolle
- Chile: Restaurante Le Fournil em Santiago
- Buenos Aires: La Viñeria de Gualterio Bolívar
- Itália: dicas gastronômicas na Toscana

2 comentários:

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...