quarta-feira, 24 de junho de 2009

A arte de fazer pipas em madeira


Tanoaria ou fábrica das precisosas barricas de madeira. Essa é uma antiga arte, cada vez mais em extinção, principamente aqui no Brasil. Eu pensava que todas as barricas de carvalho francês e americano usadas em nossas vinícolas brasileiras fossem importadas, como as famosas Seguin Moreau, Taransaud e afins.

Fiquei surpreso ao visitar em Monte Belo do Sul (Vale dos Vinhedos) uma tanoaria em atividade. Eugenio Mesacaza, proprietário da pequena fábrica, me contou um pouco sobre sua atividade. Ele é fornecedor de barricas de carvalho de empresas como a Vinícola Miolo. A madeira, claro, é importada das floretas francesas e americanas.



Aí em sua fábrica as madeiras são serradas, lixadas e as barricas montadas. Com anéis, prensas e ajuda do fogo, as barricas adquirem o formato característico. Depois, com uma engenhoca provida de resistências, elas são tostadas de acordo com o gosto do cliente. Todos os equipamentos foram criações caseiras, com base no que Eugenio viu pelo mundo afora.

Mezacasa conta que a antiga arte veio com seu avô, que passou as técnicas para seu pai e finalmente para ele.

Hoje eles também consertam pipas antigas e fabricam ofurôs em madeira, muito bacanas.


Fica na parte central do pequeno município de Monte Belo do Sul.

O quê: Fabricação e Conserto de Pipas Eugenio Mesacaza (Rua Dom Luis Colussi, S/N, Centro, Monte Belo do Sul-RS, Vale dos Vinhedos. Tel 054 3457 1001. E-mail: tanoariamesacaza@yahoo.com.br).

Veja também:

2 comentários:

  1. Legal! Acesem tb o site

    www.tanoariamesacaza.com.br

    Grande Abraço

    Mauro Mesacaza

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, poderia me informar o valor de uma pipa tamanho médio, quero por no pátio para guardar ferramentas e máquinas de jardinagem.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...