terça-feira, 9 de junho de 2009

Visita a Angheben Vinhos Finos

Dia desses, eu e meu amigo Rogério Milani (do blog Viajando Bem e Barato pela Europa), fomos visitar a Angheben. Estabelecida no Vale dos Vinhedos, ela tem uma curiosidade: todas as uvas processadas aí no Vale provem de seus vinhedos próprios, situados em Encruzilhada do Sul, nova região produtora de vinhos no Rio Grande do Sul.



O proprietário da empresa, Idalencio Angheben, foi professor por 30 anos e também enólogo da Chandon do Brasil. Durante o tempo em que esteve na empresa, Angheben participou do projeto de expansão da empresa francesa na busca de novos terroirs. Chegaram a conclusão de que o município de Encruzilhada reunia ótimas condições para o desenvolvimento da uva no Brasil: muitas horas de sol / ano, características de solo, topografia plana entre outros fatores.


Depois de se desligar da Chandon, Idalencio comprou uma propriedade no município, no ano de 2001 e começou o cultivo. Hoje estão plantados 22 hectares de uvas viníferas, 100 % em espaldeira e irrigados. A vinícola faz testes com muitas variedades pra saber qual a casta que melhor se adaptará as condições do clima local.

A hora da verdade:

A degustação foi conduzida pelo atencioso Anderson, que nos recebeu no local. Começamos com um Gewurztraminer safra 2008. Vinho com pouco corpo, sem madeira, leve com bons aromas de especiarias. Na sequência, um Pinot Noir (R$ 36,00) safra 2008. Não tem passagem por madeira, apresenta aromas de compota de fruta, cassis e menta. O bom Barbera safra 2007 tem 30% do vinho passado por barricas de carvalho. Estava um pouco fechado no começo, mas depois foi revelando bons aromas. Foi o vinho preferido do meu amigo Rogério. O Touriga Nacional safra 2005 (casta portuguesa) me agradou, com aromas bem pronunciados de marmelada e frutas vermelhas (R$ 36,00). Ainda, a empresa produz os vinhos Teroldego e Cabernet Sauvignon, além do espumante Brut Champenoise.


As dimensões da empresa são pequenas e a produção é limitada a 40.000 garrafas / ano. Dá pra visualizar todo o processo produtivo com uma simples olhada. O objetivo da empresa é esse mesmo, pequena produção e máxima qualidade, extraída de um terroir promissor aliada a experiência de seus proprietários.

O quê: Angheben Vinhos Finos (RS 444, Km 04, S/N, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves-RS. Tel 054 3459 1261. E-mail: adega@angheben.com.br)
Serviços: Visitação e degustação guiada. De segunda a sábado das 9 hs as 17 hs, sem fechar ao meio dia. Aos domingos atende somente com agendamento prévio.
Mais informação: http://www.angheben.com.br/

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...