quinta-feira, 4 de junho de 2009

Visita a Calza Vinhos Finos e Espumantes



Depois de um giro pela bela cidade de Monte Belo do Sul-RS, no coração do Vale dos Vinhedos, fui parar nessa cantina, conduzido por meu amigo Moacir Dal Castel. Já conhecia há algum tempo os bons espumantes da Calza, então nada melhor do que conhecer o lugar de origem do produto.


Fomos recebidos pelo simpático enólogo-proprietário Toninho Calza, que fez as honras da casa. O lugar é bonito, a indústria é pequena assim como a produção: 50.000 litros de vinho e 35.000 litros de espumante (que tem o engarrafamento terceirizado).

Espumantes e Vinhos:

Provei o bom Calza Brut que possui o corte 33% Pinot Noir, 33% Riesling Itálico e 33% Chardonnay, que segundo Toninho é o mesmo corte da Chandon. É cítrico, com bons aromas, e acidez agradável.

Logo na sequência, provamos um Calza Brut Champenoise, que é lançamento. Tem um corte de 50% Chardonnay e 50% Pinot Noir. Igualmente bom, com boa cremosidade, de médio corpo. Ainda nos espumantes, a empresa produz o Brut Rosé e Moscatel.


O destaque nos vinhos fica por conta do ótimo Ouro Negro Cabernet Sauvignon 2005. Segundo Toninho, ele já foi servido até para o presidente Lula. A safra de 2005 foi excelente para essas uvas escolhidas a dedo pela Calza. Tudo isso se reflete no vinho, cheio, como bons e salientes aromas. A produção desse vinho é limitada e foram lançadas no mercado somente 4.800 garrafas.

É sem dúvida uma vinícola que faz um ótimo trabalho, através do empenho de seu proprietário que tem conhecimento de causa e é um grande trabalhador.

O quê: Calza Jr Ind e Com de Vinhos Ltda (Linha 80 da Leopoldina S/N, Vale dos Vinhedos, Monte Belo do Sul-RS. Tel. 054 3457 1173)

Veja também:

Um comentário:

  1. Tive o prazer de conhecer a Vinicola Calza e posso dizer que adorei e recomendo a todos, tanto pela hopitalidade quanto pelos ótimos vinhos.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...