sexta-feira, 4 de julho de 2008

Cervejar é preciso...

A cerveja é uma das bebidas mais apreciada pelos brasileiros (consumo per capita de 47,6 litros). É muito menor do que o consumo na pátria da cerveja pilsen (República Tcheca com 158 litros per capita) porém absurdamente maior que o nosso consumo de vinho no Brasil, por exemplo (menos de 2 litros per capita).
Há cervejas e cervejas e hoje, infelizmente o brasileiro na grande maioria não está bebendo qualidade. Nossa cerveja é geralmente aguada, sem aromas e sabor que uma verdadeira cerveja deveria ter. O primeiro passo é aprender a diferenciar os estilos. Abaixo, farei um breve introdução ao mundo da cerveja:

- Água: é o principal ingrediente da cerveja, por isso é fundamental que ela seja de qualidade. Na Alemanha esse quesito é levado a sério pelos fabricantes de renome.
- Lúpulo: é uma planta cultivada em países frios, e é o que confere o amargor a cerveja e também o paladar. Não há produção de lúpulo no Brasil.

- Malte: é o grão germinado e seco posteriormente. Esse grão de cevada após a germinação concentra uma maior quantidade de açúcares benéficos ao processo de fermentação. A cerveja pode ser feita com a adição de cereais não malteados (que é o caso da maioria das cervejas produzidas no Brasil).
- Leveduras: no geral são divididas em dois grupos, as de alta fermentação ou ales e as de baixa fermentação ou lagers. Existem inúmeras cepas de leveduras que conferem diferentes tipos de aromas, gosto e teor alcoólica a cerveja.
- Tipos: são dois grandes grupos:

Do tipo Ale: é a cerveja típica do Reino Unido, sendo o seu maior expoente a Pale Ale. Na Alemanha elas são chamadas de Altbier e Kolsch (produzida a cidade de Colônia). Na Bélgica são famosas as Double e Triple Abbey. Na Irlanda o do tipo stout virou símbolo nacional através da marca Guiness.

Do tipo Lager: o estilo foi desenvolvido na Alemanha. Possuem aroma sem os traços frutados encontrados nas ales. Seu sabor e aroma são mais marcados pelo lúpulo e pelo malte. O ícone desse tipo de cerveja é a Pilsen, produzida pela primeira vez nessa cidade que hoje pertence a República Tcheca.

Existem inúmeras variações de cervejas com maltes especiais, defumados, mais ou menos torrados, leveduras especiais, de trigo e outros cereais não malteados. Algumas sofrem duas fermentações (no estilo champenoise) exibindo aromas bastante complexos. As cervejas Belgas são consideradas as melhores do mundo e têm receitas com diferentes tipos de maltes.

No Brasil, procure as cervejas artesanais, ou as que sigam as receitas européias tradicionais.

Eu recomendo:

- Cervejaria Eisenbahn (Blumenau-SC): http://www.eisenbahn.com.br/
- Cervejaria Abadessa (Pareci Novo-RS): http://www.abade.com.br/
- Cerveja Schmitt (Porto Alegre-RS): http://www.schmittbier.com.br/
- Cerveja Baden Baden (Campos do Jordão-SP): http://www.badenbaden.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...