quinta-feira, 12 de junho de 2008

Espumante Moscatel

Apesar de ser pouco apreciado por muitos connoisseaurs, o espumante do tipo moscatel é uma ótima opção para a harmonização com sobremesas.

Por ser um espumante com alto teor de açúcar e muito aromático esse espumante está cada vez mais popular no Brasil, principalmente entre o público feminino.

Talvez o primeiro fabricante brasileiro tenha sido a Martini & Rossi, empresa italiana que tinha sede em Garibaldi-RS. Com certeza foi ela que popularizou a bebida no Brasil nos anos 80. Também oferecia ao mercado a versão italiana, o espumante Asti Martini & Rossi.

Asti é uma região italiana no Piemonte que produziu o que seria o primeiro espumante doce do mundo, há mais de um século. O método tem apenas uma fermentação e menos gradução alcoólica (entre 5% e 7%) do que um espumante Brut, já que ela é interrompida deixando com que parte do açúcar da uva não fermente.

A principal variedade de uva utilizada é a Moscato. O consumo da bebida deve ser imediato para preservar o seu máximo frescor.

No Brasil, hoje possuímos excelentes opções de espumantes moscatéis nacionais, que constantemente ganham prêmios internacionais devido ao nosso terroir propício ao cultivo das uvas moscatéis. Com certeza os destaques se encontram na serra gaúcha, mas são produzidas também no Vale do São Francisco.


Harmonizações: sobremesas (sempre menos doces do que o espumante) com frutas que possam realçar o elemento frutado do espumante.
Exemplos: Saladas de frutas, sobremesas que contenham mel, mousse de limão e de frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...