terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Restaurantes para curtir em Istambul, a nova Paris

Istambul é um lugar que apaixona qualquer turista e amante da gastronomia. Um lugar que é cosmopolita há centenas de anos, tendo traços gregos, romanos, genoveses, turcos só pra citar alguns. 

Não bastasse a riqueza cultural evidente das mesquitas, igrejas ortodoxas (ou as duas juntas), ruínas romanas e na gastronomia, a antiga Constantinopla é considerada a nova Paris. Cafés e restaurantes, com mesas nas calçadas e terraços, convidam a refeições demoradas. Bom demais.

A cozinha além de ter todo estilo oriental, tem muita influência mediterrânea, uma variedade boa de frutos do mar encontramos aqui. Os doces são tentações a parte.

Eu e a Fê começamos nos esbaldando no mais do que recomendado Restaurante Develi (Gümüşyüzük Sokak 7, Samatya, tel 212 529 0833), onde os kebaps são espetaculares. A vista para o canal do Golden Horn (canal que dá acesso ao Estreito de Bósforo) é bem agradável.
As "meze" são uma espécie de entradas, seriam as tapas turcas. Não perca o Içli Köfte, um bolinho de carne moída, crocante, temperado com canela, menta e levemente apimentado. 
Os kebaps são formidáveis. Pedimos o Shish, em turco, Şiş Kebap. Aqui, meus amigos, a origem do churrasco.
As sobremesas são divinas e super tradicionais na Turquia. É um prato cheio pra quem gosta de um docinho. Doces com massa folhada a base de pistache (baklava), nozes e mel. A sobremesa redonda da foto é uma massa fritinha, quente, com mel e pistache... é de chorar! O chá preto é muito bom, bem forte e tânico, cheio de sabor. Pra quem preferir, o café turco: com direito a borra no final.

Veja também:
- Egito: a magia do mercado Khan El Kalili no Cairo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...