quarta-feira, 17 de junho de 2009

O melhor galeto do Brasil: Giuseppe, agora Di Paolo




I know, it´s only "galeto & massa", but I like it! O melhor galeto do Brasil (eleito pelo Guia Quatro Rodas) por diversos anos, faz jus a toda a fama que tem. Eu, como habitante da Serra Gaúcha, estou mais do que familiarizado com o estilo massa + polenta + galeto. Porém, a Casa Di Paolo (antigo Giuseppe) oferece uma versão desse modelo que é bem feita, impecável, assim como o serviço.

Cá estou eu na primeira casa do grupo (que hoje conta com filiais em Caxias, Bento e Gramado), situada em Garibaldi-RS, no complexo do Castelo Benvenutti, próximo da entrada para o Vale dos Vinhedos.

A construção do castelo é em pedra basalto, comum por essas bandas. O ambiente é típico italiano, com toalhas e decoração que remetem a origem dos imigrantes que por aqui se estabeleceram.

O serviço começa com uma típica sopa de capeletti e um pãozinho colonial. O brodo ou caldo da sopa é muito bom, sem gostos artificiais de caldos de caixinha. O próprio capeletti é pequeno e cozido al dente.

Depois de me abastecer com o brodo curador de qualquer super ingestão de vinho, a comilança. Primeiro, uma saladinha de radicci bem novinho, macio com bacon. Difícil encontrar igual por aí...


Depois, salada de maionese e as massas. Você escolhe a massa (tortéi ou espaguete) e os molhos: tradicional, funghi, tomate seco, quatro queijos e alho e óleo.



E eis então que o galeto chega e sacia a fome dos apetites mais vorazes... Macio, bem temperado, com a pele crocante... Sem comparação.



Toda essa fartura acompanha ainda polenta brustolada (na chapa) e um queijo a dorê... O queijo é recheio de uma massinha frita e fica como nessa foto, derretido, quentinho, bom pra chuchu!



O vinho da casa, um Merlot na garrafa, custa a bagatela de R$ 16,00 e, segundo o garçom, é produzido pela competente Vinícola Valmarino.

Pra quem aguentar a sobremesa, a casa oferece sagú com creme, pudim de leite e ambrosia.

No final, a conta saiu em torno de R$ 50,00 por pessoa com vinho e águas. E a nossa jornada etílica seguiu pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos...

O quê: Casa Di Paolo (antiga Galeteria Giuseppe). Rodovia RSC 470, junto ao Castelo Benvenutti, Garibaldi-RS. Terça a domingo das 11 hs as 15 hs. Terça a sábado das 19 hs as 23 hs. Tel 054 3463 8008.
Mais informação: www.casadipaolo.com.br

Veja também:

5 comentários:

  1. só tenho uma coisa a dizer: é máraaaaaaaaaa!!

    ResponderExcluir
  2. Você acertou em cheio! Parabéns, me deu uma ótima dica!!! Ma-ra-vi-lho-so!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh....acabei de chegar de Bento (1ª vez), me hospedei no Castelo Benvenutti e soboreei logo de cara toda essa delícia que você descreveu acima... Já morrendo de saudades desses pratos maravilhosos!! Estou aqui pesquisando algo que se pareça com as receitas servidas em Bento, o brodo, o galeto, o risoto de ervas e nata do Primo Camilo, radicci acho que não tem por aqui (Ribeirão Preto), mas estou procurando...
    enfim, não vejo a hora de voltar pro sul!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não fui conferir essa iguaria. Porém eles tem outro telefone: 54 - 3463 8505

    ResponderExcluir
  5. Lugar aconchegante, excelente atendimento e cozinha maravilhosa!!!! Imperdível!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...