sábado, 13 de dezembro de 2008

Ruca Malen


Papos de Gourmet Especial em Mendoza

Se você não é daqueles que cospe o vinho depois da degustação, provavelmente não vai agüentar visitar 3 vinícolas no mesmo dia... Por isso, visite duas no máximo, conselho de amigo!

Foi justamente essa vinícola, Rucan Malen, com belos vinhos a terceira visita do dia. Uma injustiça... Depois de visitar a Terrazas e a Cheval des Andes, confesso que tive que fazer um esforço (pequeno, é verdade), mas valeu a pena! Apesar de que, cá entre nós, esse é um esforço que eu gostaria de fazer sempre!



Bem, onde estávamos mesmo? Ah, lembrei! A empresa, situada em Lujan de Cuyo, pertence a um ex diretor da Chandon (Jean Pierre Thibaud), que batizou a vinícola com um nome indígena. Ruca Malen significa, “a casa da jovem”. Segundo a lenda, as índias Mapuches caminhavam sem levantar os olhos por medo de enfrentar o olhar de um jovem deus. Um belo dia, uma delas que era mais audaz, porém temerosa, olhou para ele. Ela então ficou perdidamente apaixonada por ele. O deus, comovido, a levou consigo até o norte do país, para uma montanha que alcançava o céu da onde a luz brotava, o Aconcágua. Ele tinha que partir mas lhe ofereceu um lar, Ruca Malén, que na linguagem indígena significa a “casa da jovem”. Ofereceu também um néctar que ela poderia beber e recordar novamente toda a alegria de seu olhar. Bela história hein?
No passeio pela empresa, fomos recebidos pelo enólogo Juan Salvador, que nos contou que a produção da empresa se limita a 600.000 garrafas por ano. O projeto da jovem vinícola foi concebido em 1999 e em 2003 foi construída a planta industrial. As uvas de todos os vinhos são provenientes da região de Luján de Cuyo.



Linha de vinhos:
Yauquén: na linguagem indígena significa o ritual de compartilhar.

- Malbec / Cabernet Sauvignon: 50% Malbec, 50% Cabernet Sauvignon. Estagia por 7 meses em barricas de carvalho.
- Chardonnay / Semillón

Ruca Malén:

- Malbec: 87% Malbec, 9% Cabernet Sauvignon, 4% Tempranillo. 12 meses em barricas de carvalho (80% francês e 20% americano). 12 meses de afinamento na garrafa;
- Cabernet Sauvignon: 100% Cabernet Sauvignon. 12 meses em barricas de carvalho (80% francês e 20% americano). 12 meses de afinamento na garrafa.
- Merlot: 87% Merlot, 13% Tempranillo. 12 meses em barricas de carvalho (80% francês e 20% americano). 12 meses de afinamento na garrafa.

Kinién: é a linha top da empresa

-Malbec: 86% de Malbec, 10% Cabernet Sauvignon, 4% Merlot. 14 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso. 14 meses de afinamento na garrafa.

- Kinién Don Raul
(Don Raúl de La Mota foi eleito como o melhor enólogo do século XX na Argentina pela Associação Mundial de jornalistas de escritores de vinhos e licores, com sede em Bordeaux)
Produção limitada a 2.200 garrafas. 78% Malbec, 11% Merlot, 11% Tempranillo. 14 meses em barricas de carvalho francesas de primeiro uso. 12 meses de afinamento na garrafa.

- Cabernet Sauvignon: 90% Cabernet Sauvignon, 10% Malbec. 14 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso. 14 meses de afinamento na garrafa.




Minha dica de vinho da Ruca Malén:

- Kinién Malbec 2004: Kinién significa “o único”.É um vinho muito especial, com aromas de ameixa, concentrado e persistente. Para mim o melhor dos vinhos degustados nesse dia!

O quê: Bodega Ruca Malén
Onde: Ruta Nacional 7 Km 1059, Agrelo, Mendoza.
Horários e serviços: É preciso reservar com antecedência a visita e o almoço.
Visitação: de segunda a sexta 10:00 hs e 15:00 hs (em inglês); 11:00 hs e 16:00 hs (em espanhol).
Almoço: elaborado pelo chef da empresa, um almoço de autor, com 5 pratos, na própria vinícola.
Contato: Tel (+54 261) 410 6214. E-mail: mendoza@bodegarucamalen.com.
Mais informação: www.bodegarucamalen.com/

4 comentários:

  1. belos vinhos da Ruca Malen e, com preço justo. abraços www.vinhosweb.com.br

    ResponderExcluir
  2. Patricia, essa vinicola foi uma grata surpresa na minha viagem pra Mendoza, ótimos vinhos com toda certeza!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei de voltar de Mendoza e essa foi a única vinícola que visitamos pois estávamos sem tempo e foi a única que conseguimos agendar. Eu e meu marido amamos!!!

    ResponderExcluir
  4. Dani, é uma vinícola especial, com certeza vocês foram em uma das melhores!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...