terça-feira, 10 de junho de 2008

Entre taças e panelas

Com certeza entre taças e panelas a vida tem mais sentido. O sabor, o aroma de um prato ou de um vinho que ficam em nossa lembrança são coisas realmente inesquecíveis.

Não necessariamente uma refeição da alta gastronomia é aquela que vai ficar em nossa mente para sempre. Mas sim a que foi preparada por uma avó querida, pela mãe ou aquela em que estamos simplesmente em ótima companhia em um momento agradável.

No desenho Ratatouille , isso é retratado muito bem na cena em que o crítico gastronômico Anton Ego tem lembranças de sua infância ao ingerir um prato camponês, simples, porém saboroso. Achei essa cena genial pra refletir os sentimentos saudosos que a comida nos trás.
Quanto as minhas memórias gastronômicas saudosas, elas são várias. E sempre que tenho a oportunidade de provar uma comida ou bebida típica de algum lugar onde morei, isso me faz sentir como se eu estivesse no próprio lugar. E isso é o que dá mais sentido a gastronomia, toda essa cultura por trás, juntamente com as lembranças.

A culinária espanhola me dá mais prazer porque além de ser muito saborosa, lembra o tempo em que morei em Barcelona. O joelho de porco, que é uma comida que quando bem preparada é muito saborosa (que não agrada a todos, no entanto), me faz lembrar das cidades que conheci na Alemanha. E a história se repete em outros lugares em que tive a oportunidade de visitar.

Os doces, sobremesas e bolos que minha mãe preparou com todo amor e carinho na minha infância estão até hoje guardados na memória e são para mim os melhores do mundo!

E você, tem algum prato que te traga essas lembranças?













Um comentário:

  1. Oi.. bem bacana o Texto César, parabéns muito bem colocado, com certeza entre as taças e as panelas a vida tem muito mais diersão e sentido, quem nunca se reuniu com os amigos ou com a família ao redor das panelas e com as taças na mão. Gostei. Até mais. Bj

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...