quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Um giro em Bordeaux: os vinhos biodinâmicos do Château Pontet Canet

O belo château do século XVIII foi uma das minhas paradas em um dia de calor na região de Bordeaux. Incluída na famosa Classificaçāo de 1855, a vinícola de Pauillac já passou pela māo de 3 famílias nos seus 200 anos de existência.
O vizinho do lendário Mouton Rothschild faz bonito ao apostar na cultura biodinâmica dos vinhedos. Visando a menor interferência possível no solo, até os tratores estāo sendo substituídos pela propulsāo de cavalos.
O tour, que deve ser agendado previamente, continua pelas instalações do velho château. O primeiro vinho da empresa, estagia por 16 meses em barris de carvalho (55% novos).
Como de praxe aqui no Médoc, a maior parte dos vinhedos da propriedade (62%) é de Cabernet Sauvignon. Ao todo sāo 81 hectares, incluindo também Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc. As plantas mais antigas tem em torno de 80 anos de idade.
No processo biodinâmico, a fermentaçāo do vinho é feita com leveduras indígenas e respeita o calendário lunar, além de nāo utilizar defensivos agrícolas. Natureba total...
E por fim, vinho pra coroar nossa visita. O rótulo degustado foi um Pontet Canet 2007, elegante e robusto como um bom Pauillac. Tem boa acidez, frutado, com taninos que enchem a boca de forma macia. Ou seja, gostei!
A deslumbrante vista dos parrerais deixa a degustaçāo melhor ainda...
Vale a pena a visita!
Château Pontet Canet
(visitas somente com agendamento)
Fone: + 33 (0) 5.56.59.04.04
Fax : + 33 (0) 5.56.59.26.63

E-mail : info@pontet-canet.com
33 250 Pauillac, France

2 comentários:

  1. Oi, César. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia Paulista

    ResponderExcluir
  2. Olá Natalie, tudo bem e você?
    Obrigado!
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...