sábado, 25 de outubro de 2008

Stairways to heaven: Terrazas de los Andes

Papos de Gourmet especial em Mendoza

Escadas para o céu. Assim são os vinhedos da bela vinícola argentina, Terrazas de los Andes. Está localizada em um lugar agradável, no coração de Perdriel, Mendoza. Têm acesso por estradas rodeadas por álamos e a Cordilheira dos Andes como belo pano de fundo.

A filosofia da Terrazas de los Andes, pertencente ao grupo LVMH, está baseada nos vinhedos com diferentes altitudes ou patamares para cada tipo de uva. Daí a origem do nome “terraza”.

No final da década de 50, a Möet & Chandon enviou para a América do Sul o seu diretor de enologia, Renaud Poirier, para investigar o potencial da zona para a elaboração de vinhos de qualidade internacional. Ele ficou muito impressionado com a região de Luján de Cuyo e pelos vinhedos de altitude. Então ele, juntamente com a empresa Chandon, decidiram investir no que seriam os primeiros vinhedos da empresa fora da França.


De acordo com as suas pesquisas sobre a influência da altitude nos vinhedos, a empresa plantou as uvas Syrah a 800 metros de altitude, Cabernet Sauvignon a 980 metros, Malbec a 1067 metros e Chardonnay a 1.200 metros.



Depois de várias décadas de experiência na produção de espumantes com a empresa Bodegas Chandon, inauguram finalmente no ano de 1999 a empresa Terrazas de los Andes.


O lugar escolhido foi uma antiga vinícola de estilo espanhol fundada no ano de 1898 por Sotero Arizu, que foi um dos precursores do vinho na Argentina. O estabelecimento foi totalmente restaurado para abrigar o novo empreendimento.


A vinícola conta com uma pousada com 6 quartos para receber jornalistas, convidados e amantes do vinho.

Fomos recebidos pelo enólogo da empresa, Adrián Meyer e pelo diretor da Chandon Garibaldi, Philippe Mevél.

Adrian contou detalhadamente o cuidado da empresa com a seleção do terroir e dos vinhedos. Durante a visita a empresa pode-se perceber o uso intenso da tecnologia e a atenção aos detalhes para se fazer vinhos de qualidade. A produção máxima por hectare fica entre 5.000 e 9.000 Kg / ha, dependendo da linha do vinho.



A empresa possui três linhas de vinho: Terrazas, Terrazas Reserva e Afincado. A linha Terrazas provém de uvas plantadas em vinhedos de Mendoza, com uma passagem de 4 a 6 meses por barricas de carvalho. Nessa linha são oferecidos os varietais Chardonnay, Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah. Já a Terrazas Reserva provém de vinhedos com vocação reconhecida em Mendoza: Tupungato, Vistalba, Perdriel e Cruz de Piedra. As quantidades produzidas são limitadas e apenas em safras excelentes. Os varietais oferecidos são os mesmos da linha Terrazas.

A linha Afincado tem a proposta de fazer um vinho ligado ao lugar, as características do terroir, do cru. “Finca” em espanhol significa ”propriedade rural” e a tradução do “afincado” seria um vinho identificado com esse lugar. Além de selecionar vinhedos com baixa produção, o cuidado é mantido durante a vinificação, onde são usados tanques de fermentação menores, maceração com pigeage (o chapéu é empurrado manualmente com pás), além de uma maceração mais longa dentre outros cuidados. São produzidos exclusivamente com a uva Malbec, a uva que alcança o seu esplendor em terras argentinas. Também é produzido somente em safras excepcionais.

E após a visitação na vinícola, chegamos ao ápice de nosso tour: a degustação dos excelentes vinhos da empresa. Tivemos a honra de ter a degustação guiada pelo enólogo português e diretor de enologia na Argentina, o Sr. Manoel Lozada.





Lozada é um apaixonado pelo que faz e um grande conhecedor do terroir Mendozino. Explicou a história da uva Malbec e entre um gole e outro pudemos entender a identidade da cada vinho da empresa.

Vinhos degustados:

- Chardonnay Terrazas Reserva 2007: 14° de álcool. Cor amarelo palha. Aromas tostados, cítricos, pimenta branca.

- Malbec Terrazas Reserva 2006: Tons violáceos. Aromas de ameixa, passa de uva e framboesa.

- Cabernet Sauvigon Reserva 2006: Vermelho rubi. Aromas maduros, cereja e cassis.

- Syrah Reserva 2006: cor intensa, vermelho intenso. Aromas cítricos como pomelo. Groselha e frutas vermelhas.

- Afincado Malbec 2005: este vinho com potencial de envelhecimento de 10 a 15 anos foi sem dúvida a estrela da degustação. Produzido com vinhas antigas, é concentrado, possui um belo corpo e aromas de especiarias, cacau, frutas vermelhas... um belo vinho!


O quê: Vinícola Terrazas de Los Andes

Visitação: agendar pelo e-mail visitor@terrazasdelosandes.com.ar ou pelo fone (54 261) 488 0058. Reservas para almoço, degustação e eventos. Serviço de pousada.

Horário: 10 hs, 12 hs e 15 hs, sempre com reserva prévia.

Maiores informações: www.terrazasdelosandes.com

3 comentários:

  1. Nunca fui para o céu, mas acredito que a experiencia que vivenciamos na Terrazas foi como degraus em direção ao prazer que seus vinhos nos proporcionaram. E isso que foi apenas nosso primeiro dia em Mendoza que vale muito a pena voltar lá!
    Boa companhia, amigos com o vinho em comum, novos relacionamentos e aprendizados junto a este somelier com que tive o privilegio de "compartir" bons momentos!!Saude!
    Eliani
    AMAVI - Serra Gaucha

    ResponderExcluir
  2. tomei algumas garrafas de terrazas malbec,gostei muito fiquei ¨fregües"sou portugues,moro em sao paulo fersitex@terra.com.br.

    ResponderExcluir
  3. O Malbec é realmente um vinho diferenciado na Argentina, principalmente da forma como é trabalho pela Terrazas.
    Abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...