domingo, 1 de maio de 2011

Osteria della Colombina: o legítimo sabor da gastronomia italiana

A Osteria della Colombina é um lugar encantador e com uma comida para lá de autêntica. Faz parte da "Estrada do Sabor", um projeto de turismo rural em que famílias recebem grupos em suas casas para mostrar um experiência culinária única. É uma legítima viagem pela cultura da imigração italiana na serra gaúcha.
Quem recebe as pessoas aqui é Odete Bettú Lazzari e sua encantadora família. As refeições são servidas para grupos (mediante reserva prévia) no porão de chão batido. Nas paredes estão expostos objetos antigos que tornam o ambiente especial.
No porão estão pendurados os pernis de presuntos (crus, no estilo Parma) que a família aprendeu a fazer na Itália. Resgataram para isso até uma raça de porco da região da Serra que chamam de griso. Tudo para ter um sabor autêntico e fugir do comercial. Isso que é comida de raíz...
Antes do almoço é sempre bom abrir o apetite. Provei aí o lemoncelo e o nosin (grappa com nozes e ervas) feitos pela família.
E para começar a seqüência gastronômica de delícias, foi servida a tradicional sopa de capeletti, com o legítimo caldo de galinha caipira. Preciso dizer que estava uma maravilha?
Na sequência, uma fortaia (omelete de ovos) bem macia e até um pouco molhadinha por dentro como eu gosto. Feita com ovos das galinhas da propriedade, tem uma cor linda. O temperinho verde dá um toque a mais. Dá água na boca só de lembrar...
O nhoque caseiro é bem rústico. Feito a base de pão e com molho de salame. É uma daquelas comidinhas das mammas italianas. O frango tem um molho ótimo e é bem macio. A moranga tem um recheio de carne bem suculenta e é também muito boa. Tudo acompanhado por bons vinhos de uvas viníferas feitos aí mesmo.
Destaque também para as saladas, criativamente decoradas com flores.
Para completar toda essa comilança, a família preparou uma mesa cheia de sobremesas. Destaco o pudim de laranja, a calda de amora no sorvete e o fregolá: uma massinha doce farelada (tipo massa flora) com recheio de geléia de uva. Bem molhadinha e deliciosa...
No final, dona Odete, a matriarca, apareceu com o que já é uma identidade da casa: as colombinas, pombinhas de pão que são uma graça. Elas resumem o esmero e o amor dedicados a uma cozinha com alma e sabor.
O valor dessa verdadeira orgia gastronômica fica em torno de 30 reais mais as bebidas. Um bom preço para um lugar que dá vontade de voltar mais vezes.


O que: Osteria della Colombina (Linha São Jorge, Garibaldi-RS. O acesso pode ser feito partindo de Garibaldi ou também pela estrada principal do Vale dos Vinhedos. Tel 054 3464 7755)
Mais informaçãowww.estradadosabor.com.br

4 comentários:

  1. Realmente, um lugar excelente, com comida e clima fora do comum. Recomendo foremente!

    ResponderExcluir
  2. Trata-se de um lugar que resgata o tempo. Aquele tempo de casa da vó!!!
    É maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Fui em 2007 e AMEI. Tudo simples e maravilhoso como deve ser. E pretendo voltar este ano. Recomendo muito.

    ResponderExcluir
  4. Amanhã vamos jantar lá, já estou ansiosa, fomos conhecer hoje, mas não estavam abertos para o almoço, atendimento muito bom é muito eficiente no conhecimento à história da Itália, e a lembrancinha um passarinho de massa de pão, lindo dá dó de comer!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...