terça-feira, 10 de maio de 2011

Trattoria Mamma Gema

A Trattoria Mamma Gema é uma das boas opções no Vale dos Vinhedos. Não faz muito que abriu e já vem fazendo sucesso. Os proprietários, o mesmos da Trattoria Primo Camilo (que já postei aqui), de Garibaldi, resolveram apostar também neste novo local junto ao Hotel Villa Michelon.

O ambiente é bem agradável, ao lado de um lago com um amplo jardim, dentro do complexo do hotel. Ótimo para quem tem criança.
De entrada, a opção do dia era polenta com funghi ou salame, queijo pão e pastinhas. O Pessali, que é o proprietário da casa, colhe os próprios cogumelos que serve na trattoria. É o que faz toda a diferença na hora de servir uma belezura como esta...
A salada é servida com tomate seco e salame em tirinhas. Delícia.
Eu provei o rodízio de massas e carnes, mas há opção de a la carte. Destaque para o capeletti com funghi, frango com ervas. Adoro massa ao sugo bem feita e essa estava boa mesmo.
Para acompanhar a comida, provei um vinho aconselhado pelo Pessali, o Cabernet Franc X safra 2005 da Valmarino, de Pinto Bandeira. Um vinho excelente e que ainda pode envelhecer mais, apesar de já ter 6 anos de idade. De sobremesa, destaque para o brigadeiro na canequinha esmaltada, que fez a alegria da Vi.
O que: Mamma Gema Trattoria (RS 444, Km 18,9 - Estrada do Vinho - Vale dos Vinhedos. Junto ao Hotel Villa Michelon.)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Os melhores vinhos do Brasil e do Mundo - Top 10 2011


A Expovinis, a maior feira de vinhos no Brasil, promove todos os anos a escolha dos vinhos Top 10. As provas são realizadas às cegas e o júri é composto por conhecedores de vinho renomados no Brasil. Confira os vencedores da edição 2011:

Tinto Nacional

Pizzato Dna 99 - safra 2005
Vinhos Pizzato

Espumante Nacional

Casa Valduga 130 Brut
Casa Valduga

Tinto Novo Mundo

Jim Barry The Mcrae Wood Shiraz 2005
KMM Vinhos

Tinto Velho Mundo

Roquette & Cazes 2007
Qualimpor

Branco Sauvignon Blanc

Casas del Bosque Pequeñas
Obra Prima Importadora

Branco Chardonnay

Giaconda Nantua Vineyard 2005
KMM Vinhos

Branco Outras Castas

Morgado de Sta Catheria Bucelas Reserva Arinto 2008


Espumante Importado

Cuvée Charles Gardet
Del Maipo Importadora

Rosado

Château De Pourcieux Côtes de Provence 2010

Doce / Fortificado

Justino´s 10 Years

O Júri do Top 10 Expovinis 2011:

1. Jorge Lucki / José Ivan Santos  (coordenadores)
2. Jorge Carrara (Folha de São Paulo/Prazeres da Mesa)
3. José Maria Santana (Revista Gosto)
4. Marcelo Copello (Escola Mar de Vinho)
5. Manuel Beato (Sommelier do Grupo Fasano/Guia Larousse)
6. Gustavo Andrade de Paulo (ABS-SP/Wine Syle)
7. Ricardo Farias (ABS-RJ)
8. Gerson Lopes (ABS-MG/Estado de Minas)
10. José Luiz Pagliari (SBAV-SP/Senac-SP)
11. Roberto Gerosa (Portal IG)
12. Celito Guerra (Embrapa)
13. Mauro Zanus (Embrapa)




domingo, 1 de maio de 2011

Osteria della Colombina: o legítimo sabor da gastronomia italiana

A Osteria della Colombina é um lugar encantador e com uma comida para lá de autêntica. Faz parte da "Estrada do Sabor", um projeto de turismo rural em que famílias recebem grupos em suas casas para mostrar um experiência culinária única. É uma legítima viagem pela cultura da imigração italiana na serra gaúcha.
Quem recebe as pessoas aqui é Odete Bettú Lazzari e sua encantadora família. As refeições são servidas para grupos (mediante reserva prévia) no porão de chão batido. Nas paredes estão expostos objetos antigos que tornam o ambiente especial.
No porão estão pendurados os pernis de presuntos (crus, no estilo Parma) que a família aprendeu a fazer na Itália. Resgataram para isso até uma raça de porco da região da Serra que chamam de griso. Tudo para ter um sabor autêntico e fugir do comercial. Isso que é comida de raíz...
Antes do almoço é sempre bom abrir o apetite. Provei aí o lemoncelo e o nosin (grappa com nozes e ervas) feitos pela família.
E para começar a seqüência gastronômica de delícias, foi servida a tradicional sopa de capeletti, com o legítimo caldo de galinha caipira. Preciso dizer que estava uma maravilha?
Na sequência, uma fortaia (omelete de ovos) bem macia e até um pouco molhadinha por dentro como eu gosto. Feita com ovos das galinhas da propriedade, tem uma cor linda. O temperinho verde dá um toque a mais. Dá água na boca só de lembrar...
O nhoque caseiro é bem rústico. Feito a base de pão e com molho de salame. É uma daquelas comidinhas das mammas italianas. O frango tem um molho ótimo e é bem macio. A moranga tem um recheio de carne bem suculenta e é também muito boa. Tudo acompanhado por bons vinhos de uvas viníferas feitos aí mesmo.
Destaque também para as saladas, criativamente decoradas com flores.
Para completar toda essa comilança, a família preparou uma mesa cheia de sobremesas. Destaco o pudim de laranja, a calda de amora no sorvete e o fregolá: uma massinha doce farelada (tipo massa flora) com recheio de geléia de uva. Bem molhadinha e deliciosa...
No final, dona Odete, a matriarca, apareceu com o que já é uma identidade da casa: as colombinas, pombinhas de pão que são uma graça. Elas resumem o esmero e o amor dedicados a uma cozinha com alma e sabor.
O valor dessa verdadeira orgia gastronômica fica em torno de 30 reais mais as bebidas. Um bom preço para um lugar que dá vontade de voltar mais vezes.


O que: Osteria della Colombina (Linha São Jorge, Garibaldi-RS. O acesso pode ser feito partindo de Garibaldi ou também pela estrada principal do Vale dos Vinhedos. Tel 054 3464 7755)
Mais informaçãowww.estradadosabor.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...