segunda-feira, 27 de junho de 2011

Turquia gastronômica: Onde comer em Istambul

Coloquei aqui todas as dicas da minha trip gourmet por Istambul. Dicas de restaurantes e compras gourmet desta cidade que transpira gastronomia. Assim é Istambul: Mesquitas, especiarias, doces, frutos do mar, cafés e restaurantes com mesas nas calçadas, uma mescla de Oriente e Ocidente. Um passeio que todo apaixonado por comida deveria fazer!

Doces:

Os doces turcos são tradicionais e não há como perder os feitos a base de pistache e mel. As gomas e lokum (turkish delight) são feitas há anos da mesma maneira. Eu a Fê fizemos várias paradas nessas casas de doces que parecem nos levar de volta a infância. Confira:

Çigdem Pastanesi (Divan Yolu Caddesi 62A Sultanahmet. Tel 212 526 8859): Muitos doces com pistache  e nozes, maravilha.
Ali Muhiddin Haci Bekir (Hamidiye Caddesi 83 Eminönü. Metrô Eminonu. Tel 212 522 0666): Mais gomas, balas, lokums em um endereço tradicionalíssimo. Dá vontade de levar tudo para casa!

Hafiz Mustafa (Hamidiye Caddesi 84-86. Metro Eminou. Tel 212 526 5627):
Tomar um chá aqui com os doces a base de pistache e mel, não tem explicação. Não perca por nada do mundo as baklavas turcas. Outro doce muito tradicional é o lokum, uma espécie de goma bem doce. O chá preto turco é bem intenso e tânico. O café servido com a borra tem sabor muito intenso e também não dá pra perder.

Spice Bazaar (mercado de especiarias):

O mercado é muito limpo e bem organizado. Você vai encontrar vários temperos pra sua casa e outras coisas mais. Destaco aqui alguns lugares imperdíveis:

Kurukahveci Mehmet Efendi: uma fila se forma nesse tradicional lugar que vende o pó para o tradicional café turco.
Malatya Pazari: loja que vende os damascos dessa região turca. A Turquia produz 80% do damasco do mundo! Há vários tipos, os caras são especialistas mesmo. Os que são secos naturalmente, no sol, são os mais escuros. É muito macio e com gosto diferente do damasco seco que fica amarelinho. Tem um que é escuro e mais seco do que o normal. Experimente!
Restaurantes:
Nos becos e vielas de Istambul, os restaurantes estendem suas mesas e cadeiras nas calçadas, faça  frio ou calor. Um convite para comer as meze, pequenas porções de comida, como lulas empanadas (kalamari) e anchovas. A rua Nevizade e a Sofyali Sokak estão abarrotadas de gente sentadas nas mesas externas dos restaurantes. Interessante é que muitos restaurantes mostram o prato para que os clientes escolham e não se enganem. Muitos deles tem rooftop (terraço) pra apreciar a vista. Os turcos realmente sabem viver a vida... Até o Mc Donald´s tem terraço! Eu recomendo estes restaurantes:

Hamdi (Tahmis Caddesi Kalçın Sokak No:17, Tel: (0533) 658 80 11 ao lado do Spice Bazaar). É um dos mais recomendados. A vista do último andar é impagável. Peça de entrada o lahmacun, uma espécie de "pizza" turca, com massa fininha feita no forno a lenha. Pedi um kebap com pistache (fistikli kebap), o churrasquinho turco, maravilhoso. Está sempre cheio, melhor reservar.


Konak Kebap (Istiklal Caddesi 259, Galatasaray. Metro Kabatas, depois funicular até Taksim Square): 
O típico doner kebab e super recomendado por muitos guias de viagem. Conferi e ele é realmente bom. O pão é feito aí mesmo, em forno a lenha. Não é nada parecido com esses sujinhos que você encontra Europa a fora. Dá pra comer aí ou sair com o lanche na mão pra dar um rolé pela rua Istiklal Caddesi.

Refik (Sofyiali Sokak 10, Tel 212 243 2834). Na movimentada rua Soyiali uma opção com boa comida, mas um pouco mais comportado. Comemos pequenas porções (meze) de imam bayildi (berinjela recheada com cebola, tomates e passas), pimentão vermelho escalivado (cozido no forno com azeite de oliva) e lulas empanadas (kalamari). Na sequência, um peixe vermelho (red fish). Tudo muito bom.

Rumeli Cafe (Ticarethane Sokak 8): Um restaurante com boa comida e simpático. Sentamos na rua e pedimos kalamari (lulas) e um prato tradicional da Anatolia central a base de cordeiro, bolu piknigi. A ruazinha do restaurante é bem simpática e convidativa...
Develi ( Gumusyuzuk Sokak 7, Samatya. Metro Koca Mustafa Pasa): Especialista em kebaps. Também com uma vista do estreito do Bósforo. Muito bom e com sobremesa ótima. Já postei e coloquei as fotos dos pratos. Veja aqui.

Melhores vistas de Istambul:

360° (Istiklal Caddesi 311, 6º andar, Galatasaray. Metrô Karaköy e depois funicular para Tünel): A vista da cidade é deslumbrante. O restaurante é bem concorrido, de comida internacional. Bom também para tomar um drink.
Bar do Hotel Nomade (Ticarethane Sokak 13, metrô Sultanahmet. Tel 212-513 8172). É a melhor vista da cidade da Mesquita Azul. A dica é curtir a paisagem ao entardecer tomando um drink. Também tem vista para o Golden Horn. O lugar é pequeno mas ajeitadinho. Vale a pena conferir a vista. Se liga nessa foto que eu tirei da Mesquita Azul vista de lá...

Onde se hospedar:


Procurando, encontrei quase 700 hotéis de variados preços no www.booking.com

Eu me hospedei no Hotel Barceló, de uma rede espanhola. O quarto não é muito bom, principalmente a cama, mas dá para o gasto. Em compensação, o café da manhã é ótimo, bem farto, e com um espaço externo pra fazer a refeição, como de costume em Istambul.

Vôos para Istambul:

Verifiquei aqui na www.decolar.com e os vôos mais baratos para Istambul, em baixa temporada, saem em torno de 1.000 dólares, saindo de Guarulhos. As mais baratas: Alitalia, Iberia e Swissair.

4 comentários:

  1. Delicioso seu post!! Adoraria ir a Turquia!
    abçs

    ResponderExcluir
  2. Olá Andréa, obrigado! É um lugar mágico, vale a pena.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Trabalho em um guia da internet e estamos interessados em patrocinar seu blog.

    Favor entrar em contato no e-mail: liliane.moura@kekanto.com

    Atenciosamente,

    Liliane

    ResponderExcluir
  4. Cesar,


    Conheci seu blog atraves do blog da Mariah.

    Amei suas fotos de Istambul, essa do cha de maça está dando agua na boca. Fiquei viciada! Voce tomou o gelado? uma delicia no The House Cafe!

    Acabei de escrever um post com as minhas dicas de Istambul http://longeeperto.com/2011/10/16/istambul-turquia-nossas-dicas-super-completas/


    Espero que goste . Carla

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...